X
X

Buscar

Gaspar está entre as 20 melhores cidades de médio porte do Brasil, indica revista

Anuário ISTOÉ traz levantamento com indicadores econômico, social, digital e fiscal

Gaspar foi considerada a 18ª melhor cidade de médio porte no Anuário Istoé 2022. A pesquisa realizada pela Austin Rating, que será divulgada na próxima edição da revista, traz um retrato do Brasil, com levantamento de indicadores econômico, social, digital e fiscal de todos os 5.565 municípios do país, e os divide entre pequeno, médio e grande porte.

Além de Gaspar, outras duas cidades do Médio Vale do Itajaí também aparecem entre as 50 melhores no nível médio. Brusque, em 4º e Indaial, em 21º.

Já nas cidades de pequeno porte, o Médio Vale tem duas cidades no principal pódio. Timbó foi considerada a melhor cidade do país, enquanto Pomerode aparece na terceira posição.

De acordo com a revista, ao todo são analisados 281 indicadores, de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento, quanto pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo.

Entre os índices avaliados estão: capacidade de arrecadação, execução orçamentária, padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior, qualidade de vida, educação, habitação, desenvolvimento humano, mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento.

As informações dos 281 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.