Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó: prefeituras divulgam horários dos serviços neste fim de ano

Maioria dos atendimentos voltam ao normal no dia 6 de janeiro

As prefeituras de Indaial, Gaspar, Timbó e Pomerode, cidades vizinhas de Blumenau, já divulgaram como funcionarão os serviços durante as férias coletivas de fim de ano.

Em Pomerode, as férias começam no dia 23 de dezembro e o retorno está marcado para 6 de janeiro de 2025. Confira os horários de funcionamento dos serviços:

Turismo: 
Portal turístico aberto todos os dias, das 9h às 17h.
Museu aberto de terça a domingo.

Saúde:
Plantão na unidade sanitária Prefeito Alwin Klotz, na rua Hermann Weege, nº 677.
Aberto no dias 23/12, 24/12*, 26/12, 27/12, 30/12, 31/12*, 02/01 e 03/01 das 7h às 19h. Nos dias 24 e 31 o atendimento será das 7h às 12h.
Atendimento médico e de enfermagem das 7h às 19h.
Atendimento odontológico das 8h às 17h.
Vacinação das 7h às 11h45 e das 13h às 15h45.
Farmácia das 7h às 19h.

Educação: 
Férias coletivas a partir do dia 23/12, com retorno gradual a partir do dia 14/01. Conforme decreto municipal nº 4.464, que estabelece o calendário escolar para o ano letivo de 2025.

Obras e Defesa Civil:
A equipe de Obras e Defesa Civil estará atendendo normalmente, porém com equipe reduzida, em esquema de plantão.

Gaspar

A Prefeitura de Gaspar informa que o período de férias coletivas ocorrerá entre os dias 19 de dezembro e 10 de janeiro. Durante esse período, os setores administrativos estarão fechados, com retorno do atendimento ao público previsto para o dia 13 de janeiro de 2025.

Secretaria de Agricultura e Aquicultura funcionará em regime de plantão para atender os produtores locais. Os serviços de inseminação artificial e atendimento veterinário de urgência estarão disponíveis pelo telefone (47) 3091-2040. Além disso, a patrulha mecanizada, com tratores, retroescavadeiras e caminhões, continuará operando para os agricultores que necessitarem.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos também manterá serviços essenciais. Emergências poderão ser comunicadas pelo WhatsApp (47) 3091-2025. A coleta de lixo nas lixeiras do Centro, a varrição e o caminhão-pipa funcionarão normalmente. O Cemitério Municipal Santa Terezinha/Barracão atenderá sepultamentos no local ou pelo telefone (47) 3091-2024.

Defesa Civil estará de plantão para atender eventos adversos. Os moradores poderão entrar em contato pelo telefone 199, disponível 24 horas, ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147.

Secretaria de Assistência Social terá atendimento especial durante as férias coletivas. Entre os dias 19 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025, o atendimento presencial será realizado no CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários dos CRAS também serão atendidos no local. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o expediente será das 8h às 14h. O plantão de auxílio funeral estará disponível pelo telefone (47) 99200-5784.

Conselho Tutelar manterá seu funcionamento normal, com exceção dos dias 24 e 31 de dezembro, quando o atendimento será das 8h às 14h. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro de 2025, o atendimento será feito pelo telefone (47) 99263-3522.

Superintendência de Trânsito (Ditran) informa que a Área Azul funcionará normalmente até o dia 20 de dezembro de 2024. Os agentes municipais de trânsito e o setor de manutenção trabalharão em regime de plantão em datas específicas, atendendo pelo telefone 153. Já o Pátio AC KAR terá horários reduzidos, e os recursos poderão ser protocolados pelo site do Detran Digital ou via Correios.

Indaial

O recesso de fim de ano aos servidores da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional de Indaial começou em 16 de dezembro e vai até 3 de janeiro, com retorno às atividades em 6 de janeiro. Confira como ficará o atendimento em todos os setores:

Secretaria de Saúde:
De 16 de dezembro a 3 de janeiro todas as Unidades Básicas de Saúde estão fechadas. Nesse período, os atendimentos essenciais serão realizados na Unidade de Saúde Dr. João José Cândido, localizada na Rua Piratuba, 350, bairro Rio Morto, nas seguintes datas: 16, 17, 18, 19, 20, 23, 27 e 30 de dezembro; 2 e 3 de janeiro das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os serviços disponíveis durante o recesso incluem: vacinação; curativos e aplicações de medicações; pré-natal; atendimento médico em plantão para queixas agudas (demandas espontâneas, sem necessidade de agendamento); atendimento odontológico em plantão para queixas agudas (demandas espontâneas, sem necessidade de agendamento); teste do pezinho. Atenção: consultas eletivas (agendadas), retorno de exames e novos agendamentos de exames e consultas serão retomados a partir de 6 de janeiro com a reabertura e atividades normalizadas de todas as Unidades Básicas de Saúde. Durante o recesso das Unidades, os casos de urgência e emergência devem ser encaminhados diretamente ao Hospital Beatriz Ramos ou à unidade hospitalar mais próxima.

O Sais e o Laboratório estarão fechados. O Caps manterá atendimento normal, priorizando demandas agudas.

Vigilância Sanitária: atendimento ao público foi até 13 de dezembro e o retorno está marcado para 6 de janeiro.
Samu: atendimento normal.
Vigilância Epidemiológica na Unidade Heinz Schütz: atendimento em regime de escala das 8h às 12h e das 13h às 17h de 16 de dezembro a 3 de janeiro (exceto dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro) com os serviços: dispensação de medicamentos para tratamento de hanseníase, tuberculose, HIV, hepatites; dispensação dos medicamentos da PREP e PEP; notificação e investigação dos agravos; atendimento dos agravos com necessidade de vacina (antirrábica) e exames enviados ao Lacen; atendimento ao paciente com notificação e solicitação de exame da dengue; vistoria de imóveis, aplicação de inseticida e averiguação de denúncias pelo Programa de Combate a Endemias; aplicação da vacina BCG do dia 16 a 20 de dezembro no Hospital Beatriz Ramos (conforme agendamento prévio – orientações são repassadas no HBR) e nos dias 27 e 30 de dezembro e 2 de janeiro, das 9h às 11h, na Unidade de Saúde Dr. João José Cândido.

Secretaria de Educação:

Setor Administrativo: atendimento ao público até 13 de dezembro com retorno em 6 de janeiro de 2025.
Atendimento nas Escolas de Ensino Fundamental: até 18 de dezembro; profissionais retornam para formação de 21 a 31 de janeiro de 2025; início das aulas com alunos em 3 de fevereiro de 2025.
Atendimento nas Unidades de Educação Infantil: até 18 de dezembro; profissionais retornam para formação de 21 a 31 de janeiro de 2025; início do plantão com os alunos inscritos em 13 de janeiro de 2025; início das aulas regulares com alunos em 3 de fevereiro de 2025.
EJA Fundamental (aulas e matrículas no Sesi): aulas até 6 de dezembro de 2024, com retorno em 10 de fevereiro de 2025. Matrículas até dia 18 de dezembro de 2024 e a partir do dia 9 de janeiro de 2025.

Praça do Cidadão:
Serviços na Central de Atendimento, IPTU, ITBI, Tributos, Unidade de Conciliação, Sine, Procon, Identidade, Alistamento Militar, administrativo do setor de Trânsito, Vigilância Sanitária, coleta de biometria para renovação de CNH, PAV da Receita Federal e Ouvidoria: atendimento ao público até 13 de dezembro com retorno em 6 de janeiro de 2025.

Sala do Empreendedor:
Atendimento ao público foi até 13 de dezembro. O retorno é em 6 de janeiro. Para mais informações acesse o site.

Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente:
Fiscalização de Meio Ambiente: de 14 de dezembro até 5 de janeiro sobreaviso das 7h às 12h pelo telefone (47) 99933-2400.
Setor administrativo: atendimento ao público também foi até o dia 13 de dezembro com retorno em 6 de janeiro.
Coleta de lixo: não haverá nos dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro (feriado), demais dias normal conforme o cronograma nos bairros; nas vésperas, dias 24 e 31 de dezembro, a coleta será feita, porém iniciará mais cedo.
Setor administrativo do Cemitério Municipal: atendimento presencial de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 16h, exceto dias 25 e 26 de dezembro e 1º de janeiro (feriado); demais horários sobreaviso pelo telefone (47) 99247-8969.

Secretaria de Obras:
Durante o recesso a solicitação de pedidos emergenciais deverá ser feita ao plantão da Defesa Civil: 199 ou 193.
No período haverá equipes de manutenção para os serviços de patrolamento, tubulação e roçada e demais obras em andamento.

Defesa Civil:
Plantão pelo 199 ou 193.

Departamento Municipal de Trânsito:
Regime de plantão pelo 153.

Fundação Indaialense de Cultura (FIC):
Setor Administrativo/Eventos: atendimento ao público foi até 13 de dezembro e o retorno está marcado para 6 de janeiro.
Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa: atendimento das 7h às 13h e das 16h às 22h até 22 de dezembro, retornando em 6 de janeiro.
Museu Ferroviário e Arquivo Histórico: atendimento ao público também foi até 13 de dezembro. O retorno é em 22 de janeiro.
Coordenação de Cursos: O retorno também é em 22 de janeiro.
Cursos FIC: retorno em 14 de fevereiro.
Atividades SensibilizArte: a definir.

Fundação Municipal de Esportes (FME):
O retorno está marcado para 6 de janeiro.

Secretaria de Desenvolvimento Social:
Cras dos bairros e Creas: atendimento ao público foi até 13 de dezembro. O retorno é em 6 de janeiro; no recesso os atendimentos emergenciais estarão centralizados na sede da Secretaria (rua Leoberto Leal, 191, Tapajós – ao lado do Sais), horário de funcionamento das 7h às 13h, de segunda a sexta (exceto dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro).

Conselho Tutelar:
Atendimento na sede até 20 de dezembro com retorno em 6 de janeiro. Plantão no período de recesso, atendimento somente pelo número do plantão: (47) 99942-2288.

Secretaria de Agricultura:
Setor administrativo: atendimento de segunda a sexta, das 7h às 13h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Serviço de nota do produtor rural e unidade do Incra: atendimento ao público de segunda a sexta, das 7h às 13h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Serviço da patrulha mecanizada: sobreaviso de segunda a sexta, das 7h às 13h, no telefone 3394-2070, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Serviço de inseminação artificial: retorno no dia 6 de janeiro de 2025.
Atendimento veterinário: serviços regulares disponíveis até 23 de dezembro; atendimento emergencial no dia 27 de dezembro, das 7h às 13h; retorno às atividades normais em 6 de janeiro.
Feira Livre Municipal: encerra as atividades em 20 de dezembro com retorno em 10 de janeiro.
Icasa: atendimento de segunda a sexta, das 7h às 13h, com exceção dos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Cidasc: Retorno no dia 6 de janeiro de 2025.
Epagri: atendimento até o dia 20 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Retorno no dia 16 de janeiro de 2025.

Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo:
Setor de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo: atendimento ao público também foi até 13 de dezembro. O retorno é em 6 de janeiro.
Administrativo do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB): atendimento ao público até 18 de dezembro com retorno em 21 de janeiro.
Parque Municipal Jorge Hardt: atendimento do setor administrativo foi até 13 de dezembro com retorno em 6 de janeiro de 2025. Funcionamento das áreas externas permanecerá das 6h às 22h diariamente conforme Decreto nº 6.390/2023.

Setor administrativo e RH da Secretaria de Administração e Finanças, Secretaria de Governo e Procuradoria-Geral do Município:
Retorno em 6 de janeiro de 2025.

Secretaria de Planejamento:
Retorno em 6 de janeiro. Protocolos no Aprova Digital poderão ser abertos novamente na mesma data mencionada.

Transporte público coletivo municipal: mantido o atendimento com rotas diferenciadas entre dezembro e janeiro.

Timbó

A Prefeitura de Timbó irá atender em horário diferenciado, das 7h às 13h, durante o período de férias. Os únicos dias em que a prefeitura estará fechada serão nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro e fins de semana.

Seguindo o Decreto Municipal nº 7520/2024, o atendimento em regime de plantão inicia na quinta-feira, 19. Os serviços retornam em horário normal no dia 20 de janeiro. Acompanhe como ficam os atendimentos dos serviços públicos durante este período:

Simplifica Timbó

Os serviços da Prefeitura de Timbó disponíveis no Simplifica Timbó mantêm o atendimento no horário das 8h às 17h sem fechar para o almoço. Os únicos dias que não haverá atendimento são 24, 25 e 31 de dezembro de 2024 e 01 de janeiro de 2025.

As análises de processos e pareceres acontecem somente a partir do dia 20 de janeiro, conforme Decreto n° 7520, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2024, ficam suspensos o expediente e os prazos inerentes aos atos, procedimentos e processos, inclusive os administrativos em trâmite no Município de Timbó, que estejam embasados na Lei Complementar Municipal nº 01/93, bem como as atividades relacionadas ao fornecimento de cópias e certidões, durante o período de 19/12/2024 a 17/01/2025.

Lista completa de serviços da Prefeitura e instituições parceiras disponíveis na estrutura do Projeto Simplifica Timbó: Agricultura, EPAGRI, ICASA, INCRA, Cadastro Imobiliário, Cadastro Econômico, Carteira de Trabalho, Cartão Fibromialgia, CELESC, Cemitério, Defesa Civil, Demutran, Identificação Civil, INSS, Indústria, Comércio e Serviços, Junta Militar, Foto CNH(Detran), Gov.br, Meio Ambiente, Obras, Posturas, Procuradoria, Planejamento, Procon, Boletim de Ocorrência, Receita Federal, SAMAE, Sala do Empreendedor, SINE, Tributos, Unidade de Conciliação e Vigilância Sanitária, Ouvidoria, Autoatendimento.

Confira abaixo o horário diferenciado de funcionamento de alguns serviços que atendem no Simplifica Timbó:

CNH – Atende das 8h às 12 e das 13h às 17h. Não haverá atendimento do dia 23 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Retorna ao atendimento normal dia 6 de janeiro.

ICASA – Atende em regime de plantão nos dias 18, 23 e 30 de dezembro e 6 e 8 de janeiro. Das 8h30 às 11h30. Retorna ao atendimento normal dia 15 de janeiro, das 9h às 12h e de 13h às 16h.

CITRAN – Atende normalmente das 8h às 17h, sem fechar para o almoço (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

SAMAE – Atende normalmente das 8h às 17h sem fechar para o almoço (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

JUNTA MILITAR – Atende normalmente das 8h às 12h e de 14h às 17h até o dia 20 de dezembro. Não haverá atendimento do dia 23 de dezembro ao dia 10 de janeiro.
Retorna ao atendimento normal dia 13 de janeiro.

EPAGRI – Atendimento somente às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h)
Não haverá atendimento do dia 23 de dezembro ao dia 3 de janeiro. Retorna ao atendimento normal dia 6 de janeiro.

CELESC – Atende normalmente, através dos serviços disponibilizados no Portal On-line da CELESC, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

RECEITA FEDERAL – Atende normalmente das 8h às 17h sem fechar para o almoço (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

INSS – Atende normalmente, através do sistema on-line, GOV e Meu INSS, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

PROCON – Atende normalmente das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. Nos dias 23 e 30 de dezembro, atendimento no horário das 08h às 13h.

AGRICULTURA – Atende normalmente das 8h às 12h e das 14h às 17h (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

SINE – Atende normalmente das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h. Dia 30 de dezembro, apenas atendimento através do sistema on-line – GOV para os serviços relacionados à carteira de trabalho digital (Este horário de atendimento é exclusivo na estrutura do Simplifica Timbó).

Secretaria Municipal de Saúde de Timbó

Policlínica – funcionará das 7h às 13h, entre 19 de dezembro e 17 de janeiro. Os serviços disponíveis:

  • Consultas médicas, administração de medicação, curativos (até 12h), dispensação de medicamentos (com receita), consultas pré-natal, serviço de Assistência Social, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Do dia 19 de dezembro até o dia 17 de janeiro, as UBSs estarão fechadas para férias coletivas. Retornam ao atendimento normal dia 20 de janeiro.

Com exceção da Unidade de Saúde do Bairro Quintino. Nela, durante este período, das 7h às 13h, estarão centralizados os serviços:

  • Teste do pezinho (com agendamento)
  • Consulta puerperal
  • Apoio ao aleitamento materno
  • Atendimento odontológico
  • Vacinação (até às 12h)

CAPS: Atenderá das 7h às 13h.

SAMU: Atendimento 24h. Ligue 192.

Secretaria Municipal de Educação

A parte administrativa da Semed estará aberta em horário normal até esta quarta-feira, 18. Estará fechada para atendimento ao público a partir do dia 19. Retorna no dia 2 de janeiro de 2025.

O atendimento nos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) inicia em 8 de janeiro. O ano letivo inicia no dia 10 de fevereiro nas escolas de ensino fundamental municipais e nas Unidades Pré-Escolares (UPEs).

Defesa Civil

Atendimento normal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone para contato é 47 99954-4686 (Fábio) ou ligue 199.

TimbóPrev

Atende em horário de plantão, das 7h às 13h, até dia 19 de dezembro. Estará fechado entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro de 2025. Retorna dia 13 de janeiro, em horário de plantão, das 7h às 13h. O atendimento em horário normal retorna dia 20 de janeiro. Telefones de plantão durante as férias coletivas: (47) 3380-7191 (WhatsApp) ou 3380-7192.

Fundação de Cultura e Turismo

O setor administrativo estará atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Museus

Os Museus estarão atendendo normalmente das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os únicos dias que não haverá atendimento são 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro.

Biblioteca Pública

A Biblioteca estará fechada entre 19 de dezembro e 17 de janeiro. Dia 20 de janeiro retorna o atendimento normal, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Arquivo Público

O Arquivo Público estará fechado entre 19 de dezembro e 07 de janeiro. Dia 08 de janeiro retorna o atendimento, no horário das 7h às 13h. E no dia 20 de janeiro retorna o atendimento normal, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Samae

Entre os dias 19 de dezembro e 17 de janeiro, o setor administrativo do Samae (Rua Duque de Caxias, número 56, Centro) atende das 7h às 13h.

Já no Simplifica Timbó (Rua Japão, número 408, Bairro das Nações), o atendimento do SAMAE será das 8h às 17h sem fechar para o almoço.

O Ecoponto (Rua Rio Grande, Bairro dos Estados) atenderá das 7h às 13h, nos dias 23, 26, 27, 30 de dezembro e de 06 a 17 de janeiro.

O cronograma de coleta de resíduos terá algumas mudanças.

Coleta de Resíduos Orgânicos: não haverá coleta no dia 25 de dezembro. A coleta deste dia será feita no dia 26 de dezembro. Não haverá coleta no dia 1º de janeiro. A coleta deste dia será feita no dia 2 de janeiro.

Coleta Seletiva: não haverá coleta no dia 25 de dezembro. A coleta deste dia será feita no dia 28 de dezembro. Não haverá coleta no dia 1º de janeiro. A coleta deste dia será feita no dia 4 de janeiro.

Durante esse período, pede-se à população que deposite seus resíduos sólidos e recicláveis no ponto de coleta com antecedência aos horários habituais.

Para atendimentos fora destes horários, os serviços podem ser comunicados através do telefone de plantão 115.

Fundação Municipal de Esportes

A FME estará fechada para atendimento entre 19 de dezembro e 16 de janeiro.  O atendimento retorna ao normal dia 17 de janeiro, das 13h às 19h.

Obras

Irá atender das 7h às 13h, do dia 19 de dezembro ao dia 16 de janeiro. Com exceção dos caminhões de irrigação, que trabalharão dois turnos, das 6h às 12h e das 13h às 19h. Retorna os atendimentos em horário normal no dia 20 de janeiro. O telefone para contato é o (47) 3380-7550.

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