Gaspar oficializa criação do Arquivo Histórico municipal
Espaço nasce com um acervo de mais de 10 mil documentos, entrevistas, fotos e filmagens
A Secretaria de Educação e a Diretoria de Cultura de Gaspar oficializaram a criação do Arquivo Histórico do Município. O ato ocorreu durante a Noite Cultural nesta terça-feira, 16, no Salão Cristo Rei.
O espaço, que nasce com um acervo de mais de 10 mil documentos, entrevistas, filmagens e fotografias que relatam o desenvolvimento do município, terá a supervisão da professora de história Leda Maria Baptista e parceria do Grupo Lince.
Para a professora Leda, a iniciativa representa o resgate e a manutenção da cidadania. “A história é a identidade da cidade, por isso, é essencial que seja preservada. Esta iniciativa mostra a união entre o poder público e a comunidade para garantir que a população tenha acesso a todo o processo de desenvolvimento de nossa cidade” explica.
O Prefeito Kleber Wan-Dall ainda encaminhará à Câmara um projeto de lei com o objetivo de institucionalizar o arquivo histórico, para que a pesquisa e o registro histórico continuem.
Para garantir a segurança do material, todos itens estão em processo de digitalização e catalogação antes de estar disponível para que a comunidade gasparense possa aproveitar o rico conteúdo.
O Arquivo Histórico ocupará uma sala da prefeitura de Gaspar.
Mais notícias da região
Prefeitura orienta comerciantes sobre preservação cultural de edifícios
Ministério da Educação anuncia mais de R$ 5 milhões para Blumenau
Construção do Terminal Norte começa a ganhar forma em Blumenau