Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Com apoio da JBS, Gelson Merisio é cotado para disputar governo do estado

Política e negócios
É o que começa a se comentar nos meios políticos catarinenses: o ex-deputado Gelson Merísio, que também foi presidente do Legislativo estadual, hoje conselheiro da poderosa JBS, teria apoio da multinacional de carnes para disputar a sucessão de Carlos Moisés.

Alheamento
Lamentável que apenas algumas prefeituras de SC – tão poucas que seria possível contá-las nos dedos das mãos – organizaram eventos, sábado, para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente. Louve-se aquelas que, com ajuda de voluntários, promoveram mutirões de limpeza de rios e córregos.

Imprensa
Ontem, Dia da Liberdade de Imprensa, a Associação Catarinense de Imprensa anunciou um prêmio de jornalismo inédito em parceria com a Organização das Cooperativas de SC (Ocesc). Vai reconhecer as melhores reportagens veiculadas em SC entre novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021. Os detalhes serão conhecidos dia 15.

Convocação
Intrépida, porque tem o escudo da maioria, a CPI da Covid do Senado dá mostras de querer ampliar ao máximo a ofensiva contra o governo Bolsonaro. Consta que entre as convocações listadas para os próximos dias estaria a de um membro da própria CPI, o senador Jorginho Mello (PL-SC), por ter participado de uma reunião do suposto gabinete paralelo do Palácio do Planalto que orientava Bolsonaro quanto a condução das ações da covid-19.

Tite
Para o ex-craque catarinense Paulinho Criciúma, o técnico Tite, da Seleção Brasileira de Futebol, deveria ter sido demitido sumariamente antes do jogo de sexta-feira, contra o Equador. Resumiu: “Quando ele já tem ou sabe de uma decisão que será anunciada cinco dias depois, é caso sério de vagabundagem”.

Grosseria
Oncologista clínico dos mais renomados de SC e do país, Luiz Alberto Silveira tornou público seu repúdio à grosseria de alguns membros da CPI da Covid com a médica Nise Yamaguchi, sua amiga pessoal. Diz que participou junto com ela de inúmeros encontros médicos nacionais e internacionais. “Discreta, educada, rica em humanidades, talentosa e incansável na busca científica, são algumas de suas qualidades; é um absurdo a grosseria com que foi tratada, sendo indagada com perguntas de algibeira nitidamente tendenciosas que buscavam desqualificar muito mais do que obter informações técnicas sobre o assunto em tela”, escreveu em rede social.

Ícone
A talentosa atriz catarinense Bruna Linzmeyer, 28 anos, dona daqueles grandes olhos azuis de onde parece sair faíscas, volta à telinha com papel no remake da novela “Pantanal”, cujas gravações começarão em julho. A lamentar que toda vez que a mídia fala dela, faz menção à sua orientação sexual, que só interessa-lhe. E que seja feliz no amor que tem para dar e receber.

Juntos
Antenas captaram que o Partido Progressista (PP) tem a meta de eleger de 50 a 60 deputados federais no próximo ano e que pode se juntar ao primo político de sempre, o DEM, em vários Estados, inclusive em SC.

Patrocínio do bem
Este espaço aplaude quando é informado de iniciativas louváveis, como a do grupo catarinense Tigre, que está patrocinando o documentário “O Futuro das águas, desafio do século”. Através de seu braço social, o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), está viabilizando o filme, um curta-metragem de 29 minutos, dirigido pelo premiado diretor Camilo Tavares e que deve estrear em agosto. Vai mostrar bons exemplos na gestão do saneamento e reuso de água em prédios comerciais e na indústria.

Covid na aldeia
Mesmo tendo uma população diminuta (16.041, conforme o censo do IBGE de 2010) SC ocupa o nono lugar no ranking de mortes por covid-19 entre indígenas. Foram 31 até agora. Amazonas está no topo, com 254. A letalidade da doença entre os índios é 150% maior que a média nacional.

Paridade
Começou a tramitar no Senado projeto de lei que estabelece a paridade de vagas entre homens e mulheres nos conselhos de sentença dos tribunais do júri. Projeto do senador Flávio Arns (Podemos-PR), prevê que dos sete jurados que o compõem, pelo menos três deverão ser mulheres. Justíssimo. Assim se pode atenuar o machismo influenciando as decisões dos tribunais do júri.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo