Geração de emprego cai pela primeira vez no ano em Blumenau
Cidade registrou saldo negativo em maio
Pela primeira vez no ano Blumenau registrou saldo negativo na geração de empregos. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, 163 pessoas perderam o trabalho em maio. Foram 4.799 admissões contra 4.962 demissões.
Nesse mesmo mês no ano passado, o resultado foi positivo, com 503 novos postos. A explicação para a queda, segundo o economista Nazareno Schmoeller, que coordena o Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão (Sigad) da Furb, é uma série de fatores:
“Para este ano vai ser assim. O que se supõe é que o empresariado antecipou os ajustes do semestre para maio. Se você pegar dados dos anos anteriores vai ver que normalmente junho e julho que são negativos. Também um pouco do reflexo da greve dos caminhoneiros e a questão da economia, que não deslancha porque está nesta expectativa ruim em relação à eleição e investimentos que não ocorrem…”, detalhou.
Apesar do impacto, o saldo de 2018 é positivo. Até maio, 4.323 carteiras de trabalho foram assinadas no município. Somente o setor industrial é responsável por quase metade desse total, seguido da administração pública, que contratou 1.174 pessoas.