Geração de empregos permanece estagnada em Blumenau
Empresas da cidade criaram 128 vagas novas no mês de maio, abaixo do resultado de abril
O número de novos empregos gerados em Blumenau no mês de maio mostra estagnação no mercado de trabalho formal. O saldo entre demissões e contratações com carteira assinada fechou em 128, inferior às 382 vagas de abril.
Houve melhoria em relação ao mesmo mês de 2018, quando o resultado foi negativo em 163 empregos. No ano, o acumulado é de 3.407 vagas, resultado puxado pela abertura de vagas no início do ano. Porém, esse é um movimento sazonal, que ocorre todos anos, sempre corrigido em dezembro, mês marcado por um grande número de demissões.
O saldo acumulado dos últimos 12 meses (-9 postos de trabalho) dá ideia do compasso de espera em que se encontra o mercado de trabalho local. Neste período de análise, só o setor de serviços (939 novas vagas) se destaca positivamente. Setores como indústria (-408), construção civil (-314) e comércio (-275) amargam perdas no nível de emprego.
Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado mensalmente pela Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia.