Gincana Cidade de Blumenau é interditada parcialmente pela Polícia Militar
PM recebeu denúncias de que atividades externas causaram transtornos a moradores
A Polícia Militar informa que realizou a interdição parcial das atividades da Gincana Cidade de Blumenau, na noite deste sábado, 7. De acordo com a PM, foram recebidas diversas denúncias de que as atividades externas do evento estavam causando transtornos a moradores.
Conforme nota divulgada pela PM, a medida foi determinada após ser percebido que a Central Regional de Emergência estava recebendo diversos chamados via 190, em que as pessoas relataram haver homens em atitude suspeita, próximos a residências, empresas e invadindo estabelecimentos.
No local, constatou-se que eram participantes da gincana, que ali estariam à procura de pistas espalhadas por toda a cidade, para a realização de uma prova que se estenderia ao longo da madrugada.
Os organizadores apresentaram um ofício informando do evento, protocolado um dia antes da realização da prova. Segundo a Polícia Militar, a apresentação tardia e a falta de informações sobre os locais onde seriam desenvolvidas as atividades impossibilitaram que a solicitação fosse apreciada e fosse feito o policiamento.
Os organizadores entenderam as circunstâncias e se comprometeram a continuar com as atividades apenas no interior dos pavilhões da Vila Germânica, as quais foram realizadas normalmente no restante do sábado e neste domingo, 9.
Confira a nota oficial dos gincaneiros.
NOTA OFICIAL LIGA BLUMENAUENSE DOS GINCANEIROS
A Gincana Cidade de Blumenau também esclarece sobre o ocorrido. Um dos fatos comentados na reunião prévia da gincana com os organizadores, foi a situação de apreensão de toda a população e do policiamento em razão do assalto que aconteceu na sexta-feira, dia 6, na Itoupava Central.
Esclarecemos ainda que todos os protocolos foram realizados como nos anos anteriores e que para a realização das tarefas é contratada uma empresa terceirizada, uma vez que a organização é composta por membros das equipes participantes. Assim, os organizadores não sabem como são e onde serão cumpridas as tarefas ou a sua localidade.
Reiteramos que a orientação para todas as equipes é manter a prudência durante a gincana e uma atenção maior em relação a prova da madrugada para não perturbar os moradores dos locais próximos onde estão as provas.
Esclarecemos ainda que, assim que informados pela Polícia Militar, atendemos prontamente a sua solicitação e suspendemos o evento até maiores esclarecimentos. Ao final, a decisão foi de interrupção das atividade da madrugada, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Restou decidido ainda que as atividades de domingo seriam realizados dentro do Setor 3.
Infelizmente exceções acontecem e essa situação foi exceção. O clima de insegurança, bem como o desconhecimento em relação ao evento poderiam prejudicar a ordem pública. Assim, agradecemos a Polícia Militar pela compreensão e apoio.