Criminosos utilizam nome do Ministério da Saúde para aplicar golpe em Blumenau

Telefone utilizado possui código de área do Distrito Federal

Criminosos estão utilizando o nome do Ministério da Saúde para aplicar golpe e clonar o aplicativo WhatsApp de moradores de Blumenau. O número utilizado inclusive possui código de área do Distrito Federal, para dar mais credibilidade à informação.

Como funciona o golpe

A pessoa recebe uma chamada com o código de área 61 e, ao atender, o golpista se identifica como servidor do Ministério da Saúde. Com a desculpa de que esta realizando uma pesquisa sobre a pandemia da Covid-19, ele pergunta informações referentes a sintomas e infecções pelo vírus.

O crime fica mais nítido ao final da ligação, quando o golpista informa que irá encaminhar um código via mensagem de texto, que precisa ser confirmado. O código, na verdade, verifica o acesso ao seu WhatsApp, usado para clonar o aplicativo e realizar o golpe.

Com seu aplicativo clonado, o criminoso se passa por você e pede transferências bancárias para seus amigos e familiares. Em alguns casos, a depender das informações que você compartilha com seus contatos, ele terá ainda mais informações sobre a sua vida.

Fique atento

Para que você se mantenha alerta, um dos números que tem praticado o golpe em Blumenau é (61) 9-9826-6383.

A imagem abaixo mostra a mensagem que o golpista cita na ligação:

Cláudia Hostin/O Município Blumenau

Em inglês, o aviso é de que este é um código do próprio aplicativo WhatsApp. O recado ainda dá opções para que a verificação seja feita através de uma página da internet e, ao fim, alerta: “Não divida este código com outras pessoas”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo