Golpe no WhatsApp: criminosos criam perfis falsos para extorquir familiares; saiba o que fazer

Entenda como prevenir e como agir se for vítima

Golpe no WhatsApp: criminosos criam perfis falsos para extorquir familiares; saiba o que fazer

Entenda como prevenir e como agir se for vítima

Redação

Os criminosos utilizam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do WhatsApp ou redes sociais. Com um número falso, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos.

Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp. A vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo, pois os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela.

Como prevenir?

– Ajuste a visualização da imagem da conta do WhatsApp apenas para contatos autorizados;

– Fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros);

– Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes;

O que fazer?

Registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com. Também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e clicar em “denunciar”.

Avisar familiares e conhecidos, no caso de detectar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe.

Se você sabe de alguém que pode estar praticando este tipo de golpe, denuncie pelo telefone 181 ou WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.

Caso você tenha sido vítima, procure imediatamente a Polícia Civil. Você também pode registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, acessível em: delegaciavirtual.sc.gov.br/.

Conteúdo produzido com a colaboração de informações das Polícias Civis de Santa Catarina, Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.

– Assista agora:
Rogério França: início da banda Vox 3 e inspiração para as músicas

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo