Golpistas invadem WhatsApp de blumenauenses para obter dinheiro
Segundo a Polícia Civil, mais de 100 casos foram registrados nas últimas três semanas
Centenas de pessoas estão recebendo mensagens de amigos pedindo por dinheiro emprestado. Algumas, com o intuito de ajudar, depositam o valor requisitado em uma conta repassada via WhatsApp. Outras, estranham o pedido e descobrem que estão sendo vítimas de um golpe.
A ação dos criminosos começa por um link compartilhado. O usuário é levado a clicar na fraude e ceder um código que permite ao golpista redirecionar a conta de WhatsApp para outro número. Dessa forma tem acesso às mensagens e aos contatos do usuário.
A partir dali, os estelionatários partem em busca de dinheiro. Fingindo ser a vítima do golpe, entram em contato com a rede de amigos da pessoa pedindo dinheiro emprestado.
Na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau, mais de 100 boletins de ocorrência foram abertos nas últimas três semanas. Alguns feitos pelas pessoas que têm o WhatsApp invadido, outras por vítimas do golpe que depositaram o dinheiro na conta repassada.
O advogado e tabelião Marcelo Althoff foi vítima do golpe após receber um convite de alguém da rede de contatos dele para ser inserido em um grupo. O caso ocorreu nesta terça-feira, no dia 7, logo no início da tarde.
“O que mais me surpreende é que este grupo era sobre um assunto que nós tínhamos em comum. Não éramos próximos, mas compartilhávamos este mesmo interesse. O golpista soube tornar a mensagem pessoal, para que eu não suspeitasse”, explica.
Althoff só percebeu quando perdeu o controle do próprio WhatsApp. Em poucos minutos, recebeu ligações de amigos e conhecidos perguntando se ele estava pedindo por dinheiro.
“Foi tudo muito rápido. Em 20 minutos, quatro pessoas já haviam me ligado pedindo o que estava acontecendo. Na hora desinstalei o WhatsApp e busquei na internet o que poderia fazer”, conta Althoff.
Preocupado com a situação, ele foi até a loja da operadora de telefonia para resolver o problema. Ao chegar ao local, descobriu que não foi o primeiro a buscar ajuda. Em meia hora, conseguiu obter um novo código para recuperar o WhatsApp e derrubar o invasor.
“A sensação, em um primeiro momento, era de pânico, impotência. Até porque hoje em dia o WhatsApp é usado para tudo. Só quando fui mandar mensagem para minha rede pedindo desculpas pelo ocorrido que percebi que tinha mais de mil contatos”, relata.
Althoff decidiu não abrir um boletim de ocorrência por acreditar que a investigação não chegaria a lugar nenhum. Segundo ele, apenas um dos contatos dele chegou a receber o número de uma conta. Ele apenas comemora que a solução foi rápida.
Anúncio online
O professor de hipismo Rafael Reiter foi atraído ao golpe logo depois de fazer um anúncio em um site de classificados. O golpista dizia que, para autenticar o anúncio, seria necessário mandar um código.
“Peguei aqueles seis dígitos e mandei. Só que aqueles números são os de verificação do WhatsApp. Ele esperou uns dois dias e, de repente, olhei e veio uma mensagem de que o WhatsApp não estava mais funcionando no meu aparelho. Só tinha a opção de confirmar”, conta Reiter.
Ele também conseguiu reaver a conta e alertar os amigos antes que alguém transferisse dinheiro para contas de estranhos.
Como recuperar
É possível recuperar o número de WhatsApp por meio da verificação em duas etapas. No momento em que o aplicativo pedir o código verificador, você deve informar que perdeu a senha.
Aí o WhatsApp enviará para o email cadastrado um link em que será possível solicitar um novo código e derrubar o invasor.