Golpistas se passam por agências de banco para roubar dados de vítimas; saiba o que fazer
Entenda como se prevenir e como agir se for vítima
O golpista liga para a vítima como se fosse o banco no qual a vítima possui conta, fala que precisa liberar algumas chaves de acesso e passa um endereço de site supostamente do banco, para ela acessar.
O site presente no link é falso e redireciona a vítima para uma página semelhante a página oficial, mas que pertence ao golpista, o qual vai roubar todas as credenciais da vítima, como número da conta e senhas. Após a vítima digitar os seus dados na página falsa e de posse dessas informações, o golpista transfere todo o dinheiro da conta da vítima para sua conta
Como prevenir?
– Nunca forneça dados pessoais ou realize atendimentos bancários de ligações recebidas no telefone, caso seja urgente, ligue para o número do banco ou vá pessoalmente na agência.
O que fazer?
Se você sabe de alguém que pode estar praticando este golpe, denuncie pelo telefone 181 ou WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011 ou procure a delegacia mais próxima.
Caso você tenha sido vítima, procure imediatamente a Polícia Civil. Você também pode registrar o boletim de ocorrência através da Delegacia de Polícia Virtual de Santa Catarina, acessível em: delegaciavirtual.sc.gov.br.
Conteúdo produzido com a colaboração de informações das Polícias Civis de Santa Catarina, Distrito Federal e do Rio Grande do Sul.
Leia também:
1. Obituário de Blumenau: confira falecimentos dessa terça-feira (27/12)
2. VÍDEO – Homem invade loja de Blumenau e furta dinheiro e comida dos funcionários
3. Churrasqueira provoca início de incêndio em residência, em Gaspar
4. Tempo Blumenau: céu se mantém nublado com risco de pancadas nesta quarta-feira
5. Prêmio estimado da Mega da Virada aumenta para R$ 500 milhões
– Assista agora:
Rogério França: início da banda Vox 3 e inspiração para as músicas