“Gotinha” contra poliomielite é substituída por dose injetável; entenda motivos
Decisão é do Ministério da Saúde
Nesta segunda-feira, 4, Blumenau iniciou o novo esquema de vacinação contra a poliomielite. A vacina injetável (VIP) substitui a oral, conhecida como “gotinha”, (VOPb), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS). A decisão do MS foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o momento, Santa Catarina já atingiu 87,79% de cobertura da VIP e Blumenau tem 86,20%.
Nova vacinação
O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias. De acordo com o ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.
O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.
As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.
Leia também:
1. GALERIA – Como ficou a revitalização do restaurante Frohsinn em Blumenau
2. Manhã de terror: bandidos rendem gerente de banco em casa e o levam para abrir cofre em cidade do Alto Vale
3. Em movimento “surpresa”, nove vereadores anunciam apoio a Ito de Souza (PL) como novo presidente da Câmara
4. Mais três nomes para compor o governo de Egidio Ferrari são anunciados
5. Incêndio atinge estufa de defumação em Gaspar
Veja agora mesmo!
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: