X
X

Buscar

“Gotinha” contra poliomielite é substituída por dose injetável; entenda motivos

Decisão é do Ministério da Saúde

Nesta segunda-feira, 4, Blumenau iniciou o novo esquema de vacinação contra a poliomielite. A vacina injetável (VIP) substitui a oral, conhecida como “gotinha”, (VOPb), seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS). A decisão do MS foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.

Segundo dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o momento, Santa Catarina já atingiu 87,79% de cobertura da VIP e Blumenau tem 86,20%.

Nova vacinação

O objetivo é alinhar o esquema vacinal às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias. De acordo com o ministério, a mudança vai garantir maior eficácia do esquema vacinal, que será exclusivo com a vacina injetável.

O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que preparem os municípios para a implementação das novas diretrizes.

As doses da vacina oral poliomielite bivalente que estejam lacradas em estoque nos municípios serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, apenas as doses da vacina injetável deverão estar disponíveis nas salas de vacinação.

Leia também:
1. GALERIA – Como ficou revitalização do restaurante Frohsinn em Blumenau
2. Manhã de terror: bandidos rendem gerente de banco em casa e o levam para abrir cofre em cidade do Alto Vale
3. Em movimento “surpresa”, nove vereadores anunciam apoio Ito de Souza (PL) como novo presidente da Câmara
4. Mais três nomes para compor o governo de Egidio Ferrari são anunciados
5. Incêndio atinge estufa de defumação em Gaspar


Veja agora mesmo!

Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições: