X
X

Buscar

“Governador estará conosco ao longo da gestão”, diz Rafael Ramthun (PL), prefeito eleito de Pomerode

Candidato de oposição ao governo atual, ele foi eleito com 45,73% dos votos

O empresário Rafael Ramthun (PL) foi eleito prefeito de Pomerode na eleição do último dia 6 com 8.929 votos. Ao lado do vice Daniel Buerger (Novo), eles assumem a administração municipal a partir de janeiro do próximo ano.

O candidato do PL fez coligação com os partidos PRD, Novo e Republicanos, formando a coligação Renova Pomerode. Em entrevista ao jornal O Município Blumenau, Rafael comentou sobre as propostas para a gestão.

A principal proposta de Rafael é a composição de uma equipe técnica para assumir as secretarias da Prefeitura de Pomerode. “Trabalhamos durante a campanha para não lotear cargos. Vamos nos cercar de pessoas técnicas e que possam nos dar tranquilidade para as melhores decisões”, explica.

Ele atuou como presidente voluntário do Hospital de Pomerode durante 10 anos e foi o mais novo a ocupar o cargo quando assumiu em 2007. “Existe uma grande expectativa da gente melhorar a questão de atendimento nas unidades e diminuir filas”, explica.

Ele cita ainda que hoje Pomerode conta apenas com o Centro de Diagnóstico por Imagem, que inclusive leva o nome do avô dele. Segundo o prefeito eleito, não há tomógrafo em Pomerode e muitas pessoas precisam ir até Blumenau ou Timbó para fazer o exame. “Vamos lutar muito por esse aparelho de imagem, não só para o pomerodense, mas também para credenciar a nível regional”, pontua.

Rafael cita que outro desafio que terá na gestão será a mobilidade urbana, que fica mais complicada especialmente nos dias de chuva. “É um projeto desafiador para todos os prefeitos, fazer um projeto de curto, médio e longo prazo para que possa melhorar os fluxos”, cita.

Votação expressiva

Em 2020, Rafael já havia disputado a eleição com chapa pura e ficou em segundo lugar com 5.044 votos. Nesta eleição de 2024, ele conseguiu 8.929 votos e foi eleito com 45,73% dos votos.

“Nós imaginávamos fazer uma grande votação, mas vencer ou perder isso só saberíamos no dia. Nós tínhamos uma expectativa bastante positiva”, detalha o prefeito eleito. Ele diz que fez uma boa campanha em 2020 e que isso contou pontos para esta eleição. O prefeito eleito ainda reconhece que os pomerodenses depositaram sua confiança nele.

Desafio no início do governo

Rafael enfatiza que a acessibilidade e a saúde serão prioridades durante o governo. Ele ainda destaca o desafio que terá logo no início da gestão, visto que a tradicional Festa Pomerana acontecerá no dia 15 de janeiro, duas semanas após ele assumir como prefeito de Pomerode.

Segundo ele, a festa atrai centenas de turistas para a cidade. Pensando na importância do evento, a transição de governo já iniciou. A primeira reunião deve ocorrer nesta terça-feira, 22, para tratar sobre os detalhes da festa.

O prefeito eleito ainda destaca que o turismo em Pomerode se desenvolve muito devido à iniciativa privada, com restaurantes e parques que impulsionam o município. Além disso, a cultura e a tradição do povo, bem como a forma como os turistas são bem acolhidos, também se tornam chamariz para a cidade.

Na avaliação dele, essas são umas das maiores marcas de Pomerode, junto dos Clubes de Caça e Tiro. O prefeito eleito espera fazer parcerias público privada para atrair cada vez mais turistas ao município.

Relação com o Legislativo

O prefeito eleito acredita que a relação com o Legislativo de Pomerode será boa.
“As pessoas estão vigilantes e elegem alguém que possa vigiar e trabalhar pelo povo. Se os projetos forem bons e positivos, os vereadores devem estar juntos”, diz.

De acordo com Rafael, Pomerode precisa se desenvolver ainda mais e ele conta com o apoio dos vereadores para isso. Ainda cita que os vereadores que não fizerem sua parte devem ser cobrados pelos eleitores.

Relação com o governador e Alesc

Rafael diz que a relação dele com o governador Jorginho Mello (PL) é muito boa. Ele inclusive esteve em Pomerode e fez campanha para o candidato. “O governador estará conosco ao longo do governo”, diz o prefeito eleito. Ele acrescenta ainda que acredita que as portas estarão abertas para que Pomerode possa buscar recursos para obras importantes.

Ele também destaca que o partido tem a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Rafael, que já disputou uma cadeira no Legislativo estadual na eleição de 2022, diz que tem uma boa relação com diversos deputados, não apenas com os colegas de partido. “Ao longo da minha vida como voluntário no hospital, visitei vários deputados de vários partidos para buscar recursos para melhorar a cidade”, cita.

Planejamento

Por vir do setor privado, Rafael enfatiza a importância do planejamento a curto, médio e longo prazo. Segundo ele, é preciso planejar a cidade para o futuro e não apenas para os próximos três meses.

O prefeito eleito ainda acrescenta que logo que assumir o mandato quer mapear as dificuldades na prefeitura, colocar a equipe para atuar e revisar os contratos vigentes.

Rafael também afirma que já tem 70% da equipe de secretariado formada, mas que a divulgação dos nomes deve ocorrer apenas em novembro em uma coletiva de imprensa. A ideia é apresentar todos juntos, além de dar a oportunidade para que eles possam falar com a imprensa. “O nome para a Secretaria de Turismo deve sair na próxima semana devido à festa”, finaliza.

Leia também:

1. VÍDEO – Carro pega fogo e mobiliza bombeiros no bairro Itoupava Seca, em Blumenau
2. MP-SC pede investigação da morte de bebê que teria apresentado sinais vitais no velório em SC
3. Recorde de público é registrado neste sábado na 39ª Oktoberfest Blumenau
4. Lula sofre acidente doméstico e cancela ida ao Brics na Rússia; saiba mais
5. Jovem é preso por tráfico de drogas e posse ilegal de arma no Água Verde, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense: