Governo anuncia emissão online de Certificado Internacional de Vacinação; confira passo a passo

Alteração anunciada pelo Ministério da Saúde já está em vigor em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), anunciou uma alteração na emissão do Certificado Internacional de Vacinação (CIVP), feita pelo Ministério da Saúde (MS).

Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado têm trâmite totalmente on-line e a responsabilidade de emissão passa a ser do usuário, que deve solicitar seu certificado pelo site ou App Gov.br.

Com a mudança, o certificado pode ser emitido e impresso em qualquer lugar, após a aplicação da vacina em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) ou em algum dos serviços de vacinação privados credenciados. A validade do documento inicia 10 dias após a data de vacinação, é vitalícia e o fornecimento do CIVP não tem custo para o cidadão.

O que é o CIVP

O Certificado Internacional de Vacinação é o documento que comprova a vacinação contra a febre amarela. Mais de 100 países exigem o CIVP do viajante e o Brasil é o primeiro País a oferecer o serviço de emissão do Certificado on-line e gratuito. O serviço pode ser acessado por pessoas vacinadas no Brasil e que irão viajar para países que exigem o Certificado e estrangeiros ou pessoas sem CPF, desde que outra pessoa com o cadastro de pessoa física abra a solicitação.

Para quem tomou a vacina de febre amarela a partir de 30 de dezembro de 2022 e caso o registro tenha sido enviado pela sala de vacina para a base do MS, o Certificado estará disponível no ConecteSus. Caso o registro não tenha sido comunicado, basta ligar na Vigilância Epidemiológica de Blumenau, pelo (47) 3381-7900.

Passo a passo para emissão do CIVP

• Abra o App ou site www.gov.br e crie um usuário (caso ainda não tenha o acesso)
• Busque por Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)
• Digite o usuário e a senha e clique em continuar
• Aguarde a abertura do formulário de emissão do CIVP
• Preencha na ordem
• Clique em prosseguir
• Em seguida, coloque os dados da vacina e aceite o termo de confiabilidade. Depois, clique em enviar a solicitação
• Aguarde a análise do formulário por parte da Anvisa (esta etapa demora cerca de uma semana)
• Acompanhe o envio do certificado de vacinação pelo site CIVP ou App e pelo e-mail que foi cadastrado no Gov.br
• Imprima o cartão e assine no local indicado. O arquivo fica disponível para impressão sempre que necessário.

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