Governo catarinense negocia com a União a cessão da antiga Estrada de Ferro de SC

Trecho de 27 quilômetros fica entre Rio do Sul e Apiúna, no Alto Vale do Itajaí

O governo do estado de Santa Catarina está negociando com o governo federal a cessão da antiga Estrada de Ferro de Santa Catarina (EFSC). As tratativas ocorrem entre a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

O objetivo, segundo o executivo catarinense, é utilizar o trecho de 27 quilômetros, entre Rio do Sul e Apiúna, no Alto Vale do Itajaí, para movimentos culturais e turísticos. A estrada foi desativada nos anos 70 pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

“Há iniciativas na região que aguardam por mais de duas décadas por uma oportunidade para atuar diretamente na preservação da história e cultura que envolvem esta estrada de ferro”, apontou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Representante do governo federal, o superintendente da SPU, Juliano Luiz Pinzetta, comentou sobre a grande possibilidade da negociação ser concretizada. Segundo ele, outros pedidos de cessão já haviam sido feitos, mas pela iniciativa privada. Como agora se trata do poder público catarinense, as chances, segundo ele, são mais plausíveis.

“Acreditamos que poderemos encontrar uma alternativa viável e que permita que a história e a cultura sejam preservadas”, afirmou.


Como fazer paçoca de pinhão: uma receita saborosa e fácil:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo