Governo de Santa Catarina divulga balanço das ações de 2024
“A gente tem que arrumar as contas e ver pra onde vai o investimento”, afirma o governador Jorginho Mello
O governo de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, 18, um balanço sobre as ações de 2024. O balanço destaca a melhoria nos índices do estado nos últimos anos, nas áreas de saúde, emprego e educação.
“As mudanças não estão só nos números e já são sentidas por quem mora aqui: hospitais equipados para atender o cidadão, ensino de qualidade da base à graduação, estradas em condições seguras para quem trafega, mercado contratando e setores estratégicos da economia impulsionados”, disse o governo, em nota.
“A gente tem que arrumar as contas e ver pra onde vai o investimento. Cada investimento tem uma história de um catarinense por trás. É por eles que Santa Catarina só melhora”, afirma o governador Jorginho Mello.
Um dos itens destacados é a ação feita nas rodovias estaduais. Com o programa Estrada Boa, 50% das SCs foram consideradas, em julho deste ano, ótimas e boas para uso, um aumento de 23%, comparado a agosto de 2023. De acordo com o governo, para isso foram investidos R$ 3,5 bilhões. A meta do governo do estado para 2025 é chegar a 73% desta malha em estado ótimo ou bom.
Também é destacado que os aeroportos catarinenses têm ganhado investimentos para que os voos cheguem a todas as regiões de Santa Catarina. Um marco foi a primeira parceria público-privada (PPP), que vai modernizar, ampliar e melhorar a infraestrutura do aeroporto de Jaguaruna, no Sul do estado.
Pleno emprego
A taxa de desocupação no estado caiu de 3,2% para 2,8% na passagem do 2º para o 3º trimestre de 2024, segundo dados do IBGE Com isso, SC atingiu o menor percentual de desocupação dos últimos 10 anos, consolidando o bom momento da economia catarinense. A média brasileira ficou em 6,4% no mesmo período.
A pesquisa do IBGE mostra também que o mercado de trabalho catarinense está em expansão. Na comparação entre o 3º trimestre de 2023 e o 3º trimestre de 2024, a força de trabalho ocupada cresceu 4,3%, enquanto o volume de desocupados recuou 19% no mesmo período.
Competitividade
Com o maior índice de crescimento entre os estados do Sul do Brasil, Santa Catarina também foi destaque no Ranking de Competitividade dos Estados: 1º lugar em Capital Humano, Segurança Pública e Sustentabilidade Social. Além disso, tem 3º em Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura e Inovação. No último ranking divulgado, em agosto, Santa Catarina permanece como o 2º mais competitivo do País na lista geral, atrás apenas do Estado de São Paulo.
“É um resultado que resume todas os dados que mostram como Santa Catarina só melhora nesses últimos dois anos. São informações que consolidam o estado como o melhor local para se viver, pelo alto índice de qualidade de vida, e também para realizar investimentos”, avalia o governo, em nota.
Cirurgias e Universidade gratuita
Outro item destacado é que foram retirados da fila de espera por cirurgias cerca de 610 mil pacientes no estado. Esse foi o número de cirurgias concluídas desde o ano passado e que coloca SC como o estado que mais realizou cirurgias eletivas no país.
Foram 244.068 eletivas com internação (até início de outubro), 137.783 eletivas eletivas oftalmológicas (até julho) e 228.417 cirurgias emergenciais (até julho). Um aumento de mais de 70% das cirurgias em relação a 2022.
Outro número de destaque nacional: o de leitos de UTI abertos de janeiro/2023 até setembro/2024. Um trabalho que garantiu a habilitação de 220 unidades ao SUS, chegando ao total de 1.296.
Educação
Na educação, o governo informou que o programa Universidade Gratuita, idealizado pelo governador Jorginho Mello, pretende levar 70 mil pessoas para as universidades do estado até 2026.
A contrapartida do estudante é prestar serviços à população (20h a cada mês de benefício recebido) durante a graduação ou até dois anos depois.
Segurança e turismo
Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil, de acordo com o ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024. O índice é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitante, medição utilizada em escala mundial. SC tem taxa de 9,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. São Paulo (10,5) aparece em segundo e Distrito Federal (14,3) em terceiro.
“Os números comprovam o trabalho de integração das Forças de Segurança e são consequência da gestão eficiente do Fundo Nacional de Segurança Pública, com R$ 72 milhões aplicados pelo estado”, avalia o governo.
SC também tem registrado queda nos índices de violência. De janeiro a outubro/2024, foram registradas 5.040 ocorrências por roubo, contra 5.867 em 2023, redução de 14%. Também houve diminuição de 4,5% em furtos – de 92.937/2023 para 88.721/2024.
E o estado alcançou um marco histórico em novembro deste ano. Foi o menor número de homicídios já registrados para o mês, apenas 27 casos.
Os índices de segurança, afirma o governo, se refletem em turismo em alta. O projeto Estação Inverno foi considerado um sucesso. A Estação Verão prevê incremento na segurança pública nos pontos de maior movimento, avaliação de balneabilidade, proteção de banhistas nas praias, reforço na rede elétrica e no abastecimento de água para garantir tranquilidade aos turistas.
O estado ganhou, ainda, os voos diretos de Florianópolis para Portugal e para o Panamá, conectando mais rapidamente aos países europeus e aos EUA e Canadá.
Leia também:
1. Quem é o homem que foi encontrado morto e sem documentos em Indaial
2. Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó: prefeituras divulgam horários dos serviços neste fim de ano
3. Saiba por que mulher de 102 anos foi homenageada pela Justiça Eleitoral em Blumenau
4. Brinquedos arrecadados em evento da Porsche Cup são entregues em Blumenau
5. Carro sai da pista e bate contra árvore, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau: