Governo de SC assina contratação de projetos de dragagem do canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes

Obra também deve ajudar na prevenção e combate às enchentes que atingem a região

O governador Jorginho Mello assinou nesta terça-feira, 1º, em ato na Associação Empresarial de Itajaí, a ordem de serviço para que sejam elaborados o projeto executivo e estudos ambientais para dragagem do canal a montante dos portos de Itajaí e Navegantes. O objetivo é viabilidade da manutenção e execução, com batimetria, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPs e estaleiros no rio Itajaí-açu.

“Estamos investindo e vamos continuar, vamos fazer aqui também na dragagem do porto e todos sabem. A recuperação deste trecho do rio Itajaí-açu, que fica acima dos portos de Navegantes e Itajaí, vai ajudar na prevenção e combate às enchentes que atingem a região. Mas também é uma obra que ajuda a recuperar a atividade dos terminais e estaleiros que atuam nesta área e que enfrentam dificuldades por conta da falta de dragagem”, afirma o governador Jorginho Mello.

Roberto Zacarias/Governo de SC

O investimento do governo nos projetos será de R$ 820 mil, via Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf). A empresa vencedora da licitação, Acquaplan – Tecnologia e Consultoria Ambiental, terá 150 dias para concluir os trabalhos que envolvem a atualização e adequação de levantamentos hidrográficos e projeto executivo para dragagem do canal a montante do Porto de Itajaí com viabilidade da manutenção e execução, visando a ampliação do canal navegável e acesso aos TUPS e estaleiros.

“A situação atual apresenta restrições de profundidade que impactam diretamente na capacidade de operação portuária e na segurança da navegação. Este projeto determinará o que efetivamente precisa ser feito, qual o volume de dragagem nesta área, por exemplo, e a partir destas informações o estado terá informações sobre quais outros investimentos serão necessários para que as empresas que atuam na área possam se desenvolver e diminuir os riscos que a população enfrenta a cada período de fortes chuvas”, acrescenta o secretário da Spaf, Ivan Amaral.

O aprofundamento do canal gerará uma melhoria na vazão do rio Itajaí, conforme estudos realizados pela Defesa Civil, reduzindo os efeitos das cheias e inundações na região, beneficiando diversos municípios e a atividade portuária.

Leia também:

1. Após incêndio, loja da Beagle de Blumenau passa por reparos e deve abrir em breve
2. Eleições 2024: saiba o que eleitores podem ou não fazer no dia da votação em Blumenau
3. Duas jovens e dois adolescentes são presos por tráfico de drogas no Escola Agrícola
4. Carros da Porsche Cup serão expostos durante outubro em Blumenau
5. Mulher foragida de Minas Gerais por tráfico de drogas é presa em Blumenau


Veja agora mesmo!

Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo