Governo de SC busca repatriar catarinenses que estão na Ucrânia devido ataques da Rússia

Estado está em contato com o Itamaraty, em meio a ataques russos ao país do leste europeu

O governo de Santa Catarina emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira, 24, informando que está buscando a repatriação de catarinenses que estão na Ucrânia – país que está sendo atacado pela Rússia nas últimas horas. De acordo com a Secretaria de Assuntos Internacionais, o contato com o Itamaraty já foi feito, para, entender de que forma isso poderá ocorrer.

“O secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), Fernando Raupp, informa que do mesmo modo que o Governo do Estado, por meio da SAI, trabalhou para ajudar na repatriação de catarinenses que estavam no exterior em outras situações, novamente – no que compete ao Estado –, o governo se colocará à disposição do Itamaraty em situações em que catarinenses que, por ventura, estejam na Ucrânia, precisem de informações ou queiram retornar a Santa Catarina”, aponta a SAI.

Apesar do contato com o Itamaraty, não há informações sobre o número de catarinenses que vivem ou estão na Ucrânia. Além disso, ainda não há também uma estratégia definida ou divulgada para que a repatriação ocorra.

Também por nota, o Itamaraty informou que está tentando contato com os brasileiros que estão na Ucrânia. Foram divulgados canais de comunicação para que os cerca de 500 brasileiros que vivem na Ucrânia possam abrir comunicação com a Embaixada do Brasil, em Kiev.

Confira a nota oficial divulgada pelo Itamaraty:

Embaixada do Brasil em Kiev permanece aberta e dedicada, com prioridade, desde o agravamento das tensões, à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros na Ucrânia. A Embaixada vem renovando o cadastramento dos brasileiros e tem-lhes transmitido orientações, por meio de mensagens em seu site (kiev.itamaraty.gov.br), em sua página no Facebook (https://www.facebook.com/Brasil.Ukraine) e em grupo do aplicativo Telegram (https://t.me/s/embaixadabrasilkiev).

Solicita-se aos cidadãos brasileiros em território ucraniano, em particular aos que se encontrem no leste do país e outras regiões em condições de conflito, que mantenham contato diário com a Embaixada. Caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações da Embaixada e, no caso dos residentes no leste, deslocar-se para Kiev assim que as condições de segurança o permitam.

O Itamaraty disponibiliza, ainda, para casos de emergência consular de brasileiros na Ucrânia e seus familiares, o número de telefone de plantão consular +55 61 98260-0610.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo