Governo de SC inaugura obras de ampliação do Hospital Beatriz Ramos, em Indaial
Área reformada conta com 10 leitos e equipamentos novos
Área reformada conta com 10 leitos e equipamentos novos
Com a presença do governador Jorginho Mello, o Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, inaugurou neste sábado, 11, as obras de reforma e ampliação do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), do Laboratório de Análises Clínicas e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral Adulto.
O financiamento das obras foi viabilizado por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital Beatriz Ramos, firmado em abril de 2022. O acordo permitiu o repasse de recursos do Fundo Estadual de Saúde no valor de R$ 6,6 milhões destinados à reforma e ampliação da instituição.
“Era um hospital que estava abandonado e foi feita uma intervenção pela prefeitura. Agora estamos entregando uma nova estrutura para dar atendimento à população de todos os municípios em volta. Enfim, nós estamos mudando a cara da saúde de Santa Catarina, fazendo conta, pagando as contas. Porque é mais importante pagar do que fazer, para que a gente tenha efetivamente uma saúde recuperada”, afirma o governador Jorginho Mello.
A UTI Geral, recém ampliada, conta com 10 leitos e equipamentos modernos, incluindo monitores, respiradores, bombas de infusão, aspiradores, medicamentos e demais insumos. O novo CDI possui amplo espaço e oferecerá os serviços de Raios-X, Ultrassom, Tomografia, Mamografia, Endoscopia e Colonoscopia.
O laboratório está equipado com modernos aparelhos para realização de hemograma automatizado, coagulograma, imunologia e gasometria. Além disso, conta com um setor de microbiologia aparelhado para fazer hemocultura automatizada, análise na qual são realizadas identificações de microorganismos.
Adriane Machado Ferrari, administradora do Hospital Beatriz Ramos, reforça a importância da parceria com o Estado para a realização da reforma e ampliação. “Hoje o hospital Beatriz Ramos atende em média quase 5 mil pessoas na porta da urgência e emergência, pronto socorro. Então isso vai representar mais qualidade, mais segurança nos atendimentos e uma celeridade nos trabalhos porque antes os exames laboratoriais eram feitos fora, assim como tomografias. Agora todos esses exames podem ser realizados dentro do hospital”.
O Hospital Beatriz Ramos atende toda a população de Indaial e dos municípios vizinhos. Construído em 1951, há pouco mais de quatro anos é administrado pelo município. Com mais de 60 anos de serviços prestados à comunidade, a instituição presta assistência há muitos casos de acidentes ocorridos na BR- 470.
A unidade realiza uma média mensal de 4.695 atendimentos no pronto-socorro e 303 cirurgias. Atende nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Psicologia, Proctologia, Gastroenterologia, Ortopedia, Neurologia, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, UTI Adulto Tipo II, Saúde Mental, Urologia e Bucomaxilo.
Paixão de Oktoberfest: após 22 anos, blumenauense conta como encontrou alemão que conheceu na festa: