Governo de SC se reúne com a PM para discutir ações para pessoas em situação de rua
Assunto é recorrente entre a classe política
Uma reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) na última terça-feira, 23, entre as secretarias da Saúde e Assistência Social, Procuradoria-Geral do Estado e a Polícia Militar com o objetivo de delimitar a competência de atuação do estado em relação à população em situação de rua e alinhas ações junto aos municípios.
No encontro, os gestores das secretarias e órgãos do estado discutiram estratégias e atribuições em torno da questão envolvendo pessoas em situações de rua nos municípios, que tem gerado, por exemplo, fatos à segurança pública.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), Sargento Lima, a reunião buscou encontrar um limite entre aquilo que é responsabilidade municipal e o que é de responsabilidade estadual para que o estado possa acionar cada um dos prefeitos de Santa Catarina e tecer, daqui para frente, uma estratégia de trabalho harmônica e conjunta entre governo estadual e os municípios.
“Por força de lei, os municípios têm a responsabilidade social por isso. Quando começa a invadir o campo de responsabilidade do Estado, principalmente no que diz respeito à Segurança Pública, quando a gente vê ataques ao cidadão, estupro, assalto, furto, depredação do patrimônio público e privado, por exemplo, aí sim passa a ter a participação da SSP nisso e o estado não vai se fazer ausente dessas discussões”, garantiu Lima.
Política estadual
A secretária da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, afirma que o estado busca ações no que compete ao atendimento socioassistencial e está no processo de implementação da Política Estadual para a População em Situação de Rua.
A SAS tem sido parceira dos municípios para garantir um trabalho voltado à reinserção social. “Também é uma questão de governo para construir política pública de desenvolvimento para dar o resgate social ao cidadão”.
Secretária de Saúde, Carmen Zanotto destacou a importância do trabalho alinhado entre estado e municípios. “Na área da Saúde e na Assistência Social, por exemplo, o nosso papel é trabalhar em conjunto com os 295 municípios do nosso estado. Então, dentro das atribuições de cada pasta, verificarmos quais serão as nossas competências”.
A reunião também contou com a presença do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; do chefe do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de SC, coronel Jailson Aurélio Franzen, do secretário adjunto da Segurança Pública de SC, Freibergue Rubem do Nascimento e assessores das pastas.
Leia também:
1. Morre Dona Zelândia, conhecida como “velha do guarda-chuva”, aos 62 anos em Blumenau
2. Jovem busca ajuda para trazer irmão do Acre após grave acidente em Blumenau
3. Sindicato quer reverter parte da indenização da Associação da Artex para ex-funcionários da empresa e da Coteminas
4. Despejo de lixo na rua XV levanta preocupação sobre preservação de rua central e histórica de Blumenau
5. Prêmio Queijo Brasil está confirmado em Blumenau; confira data
Veja agora mesmo!
Presidente do BEC fala sobre os planos para o time em 2024: