Governo de SC: veja como os eleitores de Blumenau votaram
Resultado é divulgado após apuração do Tribunal Superior Eleitoral do primeiro turno das eleições
Jorginho Mello e Décio Lima disputarão segundo turno para governador de Santa Catarina. A confirmação da vitória se deu por volta das 20h55, quando 100% das urnas estavam apuradas. O candidato mais votado em Blumenau foi Jorginho Mello.
Dez candidatos a governador de Santa Catarina (SC) estavam na disputa pela vaga no Palácio da Agronômica nas eleições de 2022. Todos os pedidos foram julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 12 de setembro.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
– Últimas notícias
– Reportagens especiais e dúvidas frequentes
– Nomes, números e informações dos candidatos
Confira o desempenho dos candidatos ao governo de Santa Catarina em Blumenau:
Jorginho Mello (PL)
33.075 · 16,89
Décio Lima (PT)
85.689 · 43,75%
Moisés (Republicanos)
22.609 · 11,54%
Gean Loureiro (União Brasil)
15.407 · 7,87%
Esperidião Amin (PP)
15.432 · 7,88%
Odair Tramontin (Novo)
22.120 · 11,29%
Jorge Boeira (PDT)
905 · 0,46%
Professor Alex Alano (PSTU)
346 · 0,18%
Ralf Zimmer (PROS)
204 · 0,10%
Leandro Borges (PCO)
62 · 0,03%
Conheça todos que foram candidatos ao governo de Santa Catarina nas eleições de 2022:
Décio Lima (PT)
Nascido em Itajaí (SC), Décio Lima, tem 61 anos, está no terceiro mandato como deputado federal pelo estado de Santa Catarina. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e em ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí. Foi prefeito de Blumenau (SC). Casou-se com Ana Paula Lima, com quem teve dois filhos. A candidata a vice é a empresária de 35 anos Bia Vargas, do PSB.
Esperidião Amin (PP)
Esperidião Amin tem 74 anos, é de Florianópolis, é atualmente senador. Formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em administração pela Escola Superior de Administração e Gerência. Já foi diretor de Administração da Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, prefeito, deputado federal e governador. O candidato a vice na chapa é o advogado Dalírio Beber (PSDB)
Gean Loureiro (União Brasil)
Natural de Florianópolis (SC), Gean Loureiro tem 49 anos, é formado em administração e direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem mestrado em Engenharia de Produção. Foi eleito cinco vezes vereador em Florianópolis. Foi deputado estadual e deputado federal pelo estado. Prefeito reeleito de Florianópolis, deixou o cargo para se candidatar a governador. Casado com Cíntia de Queiroz Loureiro, pai de quatro filhas. O candidato a vice é o empresário Eron Giordani, do União Brasil, nascido em Faxinal dos Guedes (SC).
Jorginho Mello (PL)
Jorginho Mello tem 66 anos, nascido na cidade de Ibicaré (SC), foi vereador em Herval d’Oeste (SC), deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina. A candidata a vice é a Delegada Marilisa, do mesmo partido.
Jorge Boeira (PDT)
Jorge Boeira tem 66 anos, nasceu em Vacaria (RS), é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi docente da Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Foi deputado federal por quatro mandatos. Também foi gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Casou-se com Angela Boeira, com quem teve duas filhas. O candidato a vice é o médico Dr. Dalmo, de Vacaria (RS), do mesmo partido.
Leandro Borges (PCO)
Leandro Borges é marceneiro, tem 31 e é nascido em Cascavel (PR). É a primeira vez que disputa o governo do estado. Jair Fernandes de Aguiar Ramos, de 36 anos, nascido em Blumenau (SC) é o candidato a vice governador pelo partido.
Moisés (Republicanos)
Atual governador de Santa Catarina (SC), Carlos Moisés tem 55 anos, natural de Florianópolis, é oficial formado na Academia da Polícia Militar de Santa Catarina. Além de ser coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), é bacharel em direito e mestre em direito constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina, onde foi professor de direito administrativo e constitucional. O candidato a vice é o empresário Udo Dohler (MDB).
Odair Tramontin (Novo)
Formado em Direito, com especialização em Direito Penal e Processual Penal, Odair Tramontin tem 60 anos. Natural de Campo Erê (SC), ele é filho de lavradores e pai de dois filhos. É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializado em direito penal e processual penal. É mestre em ciências jurídicas e professor na Universidade Regional de Blumenau. É promotor de Justiça. O candidato a vice é o administrador Ricardo Althoff (Novo).
Professor Alex Alano (PSTU)
Alex Alano tem 47 anos e é nascido em Crisciúma (SC). Formado em filosofia, é professor da rede pública estadual de ensino há mais de 14 anos. É ativista sindical e político, participou de manifestações contra ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais e das minorias. Alex é casado e pai de dois filhos. Propõe um programa socialista e revolucionário para Santa Catarina. A candidata a vice é a professora Gabriela Santetti, do mesmo partido.
Ralf Zimmer (PROS)
Ralf Zimmer tem 43 anos, é natural de Chapecó (SC), é defensor público em Santa Catarina. Ele foi defensor Público Geral entre 2016 e 2018. É a primeira vez que concorre ao cargo de governador e forma chapa pura coma empresária Ana Lúcia Meotti (Pros).
– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições