Governo deve transferir e reformar nova sede da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau, diz deputado
Em condições precárias, a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Blumenau está localizada na região central da cidade há mais de 30 anos. Durante este tempo, o imóvel passou por poucas reformas ou melhorias paliativas, garantindo não apenas uma situação insalubre de trabalho como também falta de acessibilidade para os atendimentos aos cidadãos.
O deputado Delegado Egidio Ferrari solicitou diretamente ao governo do estado recursos para realizar a reforma necessária no prédio onde funcionava a Exatoria Estadual, prédio destinado em 2020 para a Polícia Civil. “A mudança do local da unidade vem sendo discutida há alguns anos, porém, por falta de investimentos e reformas, o novo prédio ainda não pode ser ocupado”, explicou o parlamentar.
Segundo Ferrari, o objetivo da reivindicação foi garantir à Polícia Civil uma melhor estrutura e dignidade para que a corporação possa oferecer um serviço digno à população.
“O local atual não oferece as mínimas condições de segurança e até mesmo de higiene. Isso sem falar na falta de acessibilidade e quaisquer manutenções. Essa mudança não trará apenas um espaço melhor como também, no futuro e por ser um espaço amplo, poderá abrigar outras delegacias que atuam na cidade e que, atualmente, pagam aluguel. Com o investimento e as melhorias proporcionaremos aos cidadãos de Blumenau uma melhora significativa na segurança pública”, destaca.
Na quinta-feira, 19, o parlamentar tomou conhecimento que o governador Jorginho Mello realizou o despacho da solicitação para o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. Desta forma, a expectativa é de que, nos próximos meses, a 1ª DP atue provisoriamente na Delegacia Regional, que receberá recursos provindos do deputado estadual para a adaptação da estrutura. Enquanto o Poder Executivo será o responsável pelas reformas no antigo prédio da Exatoria Estadual, localizada na rua XV de Novembro, no Centro.
“É importante ressaltar que, estrategicamente, o atendimento do órgão não pode deixar a área central do município visando oferecer atendimento facilitado ao cidadão e às entidades. Além de contribuir para a logística policial na busca por subsídios investigativos em diversas agências bancárias e comércios. Agora que sensibilizamos o governador e conquistamos seu comprometimento, seguiremos acompanhando e cobrando que estas melhorias de fato saiam do papel”, conclui.
Veja agora mesmo!
Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega mantém tradições perdidas na região: