Governo do Estado diz que Prefeitura de Blumenau é responsável por demora do Centro de Convenções
No outro lado, secretário diz que a demora é do Estado
A Secretaria de Infraestrutura do Estado publicou uma nota nesta sexta-feira, 11, colocando a Prefeitura de Blumenau como a responsável pela demora da liberação dos recursos para o Centro de Convenções. O Governo do Estado afirma que está aguardando desde abril respostas do município para finalmente encaminhar os R$ 28 milhões necessários para a construção.
“Há inconsistências no projeto entregue pelo município que vão desde a falta de detalhamento de quantidades/custos de itens como concreto armado, estrutura metálica, climatização do prédio, revestimentos, esquadrias, terraplenagem e pavimentação da área externa até compatibilização do orçamento da obra com referenciais reconhecidos”, apontou o texto publicado.
Ainda segundo o Estado, os valores apontados pelo município não condizem com as cotações adequadas como a como a do Sistema de Custos Referenciais de Obras e ou Sistema Nacional de Sistemas de Custos e Índices.
“Sabemos da importância dessa obra e queremos tirar do papel, mas precisamos que a prefeitura faça a sua parte. Quem perde com essa morosidade do Executivo Municipal é a cidade de Blumenau”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura.
Para finalizar a nota, o estado listou uma série de datas em que estava cobrando respostas do executivo municipal.
13 nov 2019 – Prefeitura de Blumenau ingressa com pedido de do Convênio e SIE informa sobre a necessidade de apresentação dos projetos.
Abril de 2020 – Sem receber a documentação, a SIE notifica a prefeitura sobre a necessidade dos projetos para a continuidade do processo de concessão de convênio.
Agosto de 2020 – Prefeitura entrega os documentos, 9 meses depois do pedido da SIE.
Outubro de 2020 – SIE emite parecer sobre ajustes necessários ao projeto.
Fevereiro de 2021 – Quatro meses depois, prefeitura apresenta o projeto técnico ajustado.
Abril de 2021 – SIE aprova o projeto técnico, carecendo de análise do orçamento.
Maio de 2021 – A SIE emite parecer sobre as inconsistências de valores no orçamento.
O que diz a Secretaria de Turismo
O secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel rebateu a nota do governo estadual. Segundo ele, a demora acontece principalmente do outro lado, e acaba respingando na cidade.
“A gente enviou o projeto, eles demoraram pra responder e por isso houve mudanças nos valores das cotações, principalmente porque os materiais são principalmente metal e ferro, que durante a pandemia teve muito aumento”, explicou Greuel.
Ainda segundo ele, a Prefeitura de Blumenau contratou uma empresa para fazer os projetos e orçamentos e sempre cobra agilidade. Além disso destacou que chegou a levar o projeto físico pessoalmente ao Governo do Estado, porque eles estavam com dificuldade para analisá-lo, devido ao trabalho de home office em Florianópolis.
Greuel ainda reforçou que os problemas políticos, de entrada e saída de governador e vice-governadora e mudanças constantes de secretários também causaram muitos problemas no diálogo, o que está dificultou muito os trâmites.
Sobre o novo pedido de ajustes, o secretário informou que ele está sendo feito pela empresa contratada via licitação e que em breve deverá ser encaminhado ao estado.
“E mais uma vez vamos torcer para avaliarem rápido, porque se demorarem, os valores vão ficar defasados novamente. Quero acreditar que não seja uma situação política”, finalizou.
Centro de Convenções
De acordo com projeto, o Centro de Convenções terá um total de 11.500m², com amplo estacionamento para 98 automóveis e 100 bicicletas e área de embarque e desembarque de quase 3.000m².
Além disso, o espaço terá um auditório para 1.340 pessoas, podendo ser dividido em seis espaços. A sala de multieventos terá 1.200 metros quadrados, contando com cozinhas e banheiros.
O orçamento é de R$ 28 milhões, com recursos do estado, e o prazo para as obras será de 10 meses.