X
X

Buscar

Grande Hotel: saiba como estão as obras para a reabertura do ícone de Blumenau

Dono espera inaugurar o Grande Hotel na próxima Oktoberfest

O Grande Hotel, localizado na esquina das ruas XV de Novembro e Alameda Rio Branco, ainda está passando por reforma após o leilão realizado em 2019. Porém, Lindomar de Oliveira Vasconcelos, novo dono do imóvel, ressalta que o hotel pode ser reinaugurado em outubro de 2025.

De acordo com o empresário, a equipe responsável está focada em várias frentes de trabalho, incluindo a substituição do telhado, instalação de dois novos elevadores e adequação das redes hidráulica, elétrica e de prevenção contra incêndios.

Apesar do avanço nas obras, o ritmo do projeto não é acelerado, e a previsão é que o hotel possa ser reinaugurado para a próxima Oktoberfest. Originalmente com 88 apartamentos, o objetivo é expandir o Grande Hotel para 120 quartos, mesma quantidade do hotel que Lindomar tem no Norte do país.

Grande Hotel

Em 2022, a reportagem de O Município Blumenau entrevistou Lindomar, que ressaltou que sempre esteve em contato com Blumenau, já que a cidade foi referência na área de produtos têxteis. “Frequento Blumenau há no mínimo 40 anos e tenho uma adoração muito grande pela cidade”, comentou.

O Grande Hotel foi comprado no final de 2019. Contudo, quando o empresário começou a pensar projetos para o imóvel, a pandemia da Covid-19 chegou. No começo de 2024, o projeto da fachada foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (COPE). De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, todo o projeto do Grande Hotel já está aprovado.

Indi Arquitetura

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Indiara Barbieri e o designer industrial Bruno Barbieri, da Indi Arquitetura.

Os profissionais, que são blumenauenses, comentam que “viveram o auge do comércio de rua da XV de Novembro e o charme da Alameda Rio Branco nas décadas de 80 e 90″ e afirmam que sempre esteve no radar da equipe “atuar nesta edificação icônica em virtude dos relatos dos nossos pais e avós que o frequentaram o hotel e restaurante desde a década de 60”.

Leia também:
1. GALERIA – Com investimento de R$ 2 milhões, Blumenau terá centro cultural
2. Natal da Diversidade: ONG de Blumenau realiza terceira ceia com pessoas LGBTQIAP+
3. Como funcionarão os atendimentos do serviço público em Blumenau entre Natal e Ano Novo
4. Marca da Cristal Blumenau é arrematada por 2,5% do valor avaliado
5. VÍDEO – Zé Minhoca conta sua trajetória e fala sobre as dificuldades do Blumenau futsal


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau: