Grau é esporte: Blumenau reconhece wheeling como prática esportiva
Local denominado "Rua do Grau" poderá ser criado futuramente
A prática de manobras e acrobacias com motocicletas, como o famoso “grau”, agora é oficialmente considerada um esporte em Blumenau. A Lei nº 9.666, sancionada pelo prefeito Egidio Ferrari (PL) no último dia 3 de abril, reconhece o wheeling e outras manobras típicas do motociclismo como práticas esportivas, desde que realizadas em locais adequados e autorizados.
O wheeling consiste em manobras e acrobacias como o “grau” e o “RL” (Rear Lift) — que consiste em levantar a roda traseira da moto ou bicicleta freando a roda dianteira. A lei também prevê que as atividades devem seguir as normas e regras da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
Grau é esporte
Com a nova legislação, Blumenau poderá contar futuramente com espaços públicos específicos para a prática do wheeling. A prefeitura está autorizada a regulamentar a lei e, se desejar, poderá criar um local denominado “Rua do Grau”, destinado exclusivamente a treinos, competições e apresentações da modalidade. Segundo a prefeitura, não há nenhum projeto em andamento para a implantação da rua ou de um local para a prática, mas não se descarta estudar algo para o futuro.
A lei é de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos). “Essa sanção nos traz o primeiro grande avanço dessa modalidade tão aclamada pelos jovens. Agora, de forma mais segura e regulamentada, podemos trazer esse público para perto da sociedade por meio de um esporte”, destacou João Carlos da Silva Neto, o “Panga da RX”, praticante de wheeling há cerca de 20 anos.

Segundo os praticantes, enquanto não há um local específico para o wheeling em Blumenau, eles utilizam áreas de loteamentos, vias não transitadas e pistas particulares em outras cidades, como Joinville e Balneário Camboriú.
Leia também:
1. Show da Banda Ira! é cancelado em Blumenau após polêmica envolvendo vocalista durante apresentação em MG
2. “Parceiro para toda hora”: quem era o motociclista que morreu na BR-470, em Blumenau
3. Empresa pede rescisão de contrato com o Samae de Blumenau e alega problemas financeiros
4. Batman, Spock e James Bond: quem é o dublador que deu voz a esses personagens e que virá para a BCX, em Blumenau
5. Aprovado projeto de lei que veta uso da palavra ‘grátis’ em eventos custeados pela prefeitura em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau: