X
X

Buscar

Gestão do Hospital Santa Isabel diz que irá denunciar convênio com Prefeitura de Blumenau: “grave desequilíbrio econômico”

Mesmo assim, hospital não confirmou saída do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau recebeu nesta quinta-feira, 29, um comunicado da Rede Santa Catarina, gestora do Hospital Santa Isabel. No documento, a empresa afirma que irá denunciar junto ao Estado parte da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de 120 dias, ou seja, 30 de junho.

O motivo, de acordo com nota oficial do hospital, seria um “grave desequilíbrio econômico” no contrato com a Prefeitura de Blumenau. A gestão negou a informação que chegou a ser ventilada de que estaria abrindo mão do SUS.

Confira a nota na íntegra:

“Nós, do Hospital Santa Isabel, não confirmamos nossa saída do SUS.
Informamos que, na data de ontem, 29/02, notificamos à Secretaria de Saúde dando ciência de que estamos denunciando parte da Prestação de Serviços ao SUS que compõem o Contrato nº 137/2020 junto ao Estado no prazo de 120 dias (30 de junho de 2024).

A decisão deve-se ao grave desequilíbrio econômico no respectivo Convênio, conforme exposto reiteradas vezes ao Poder Público.

Informamos, ainda, que nos colocamos à disposição para construirmos uma agenda específica para tratativa desses serviços, caso seja de interesse da Secretaria, bem como para alinharmos formas de não desassistir a população.

Ratificamos que durante esse período todo o atendimento via SUS segue normalmente”

Questionado sobre o que impacta esta decisão da Rede Santa Catarina, gestora do Hospital Santa Isabel, ao cidadão blumenauense, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lanzarin, afirma que neste primeiro momento não há o que se preocupar.

“A população não vai deixar de receber este atendimento. Agora, com base nesta formalização do hospital, começam as tratativas para que a comunidade blumenauense não fique desassistida. Se não for este grupo o gestor, que seja outro”.

Os atendimentos por meio do SUS representam boa parte dos pacientes do Hospital Santa Isabel. Blumenau conta com três hospitais conveniados pelo atendimento público – além do Santa Isabel, são o Santo Antônio e o Hospital de Misericórdia, na Vila Itoupava. As unidades são responsáveis pelos tratamentos mais complexos, como internações e as cirurgias, além de atender urgências e emergências.


Veja agora mesmo!

Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: