X
X

Buscar

Greve na Cia Hering: trabalhadores de Blumenau terão audiência com empresa no MPT

Audiência acontecerá às 15h30 desta segunda-feira

A greve na Cia Hering terá mais um episódio nesta segunda-feira, 15. Trabalhadores do setor de malharia, localizado no bairro Bom Retiro, foram convocados junto à empresa para uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT-SC). A reunião será às 15h30 desta segunda-feira, 15.

A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite), que na última quinta-feira, 11, anunciou que os colaboradores do setor de malharia entraram em greve.

De acordo com o sindicato, o motivo da greve é a empresa não ter pago o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPR) aos funcionários. Até o momento, os trabalhadores do segundo turno, que atuam na unidade Bom Retiro, continuam em greve. 

Conforme posicionamento do Sintrafite, a paralisação permanecerá até que uma novidade seja informada. Os trabalhadores esperam para verificar o que será encaminhado na audiência do MPT-SC.

A greve

Segundo as informações do Sintrafite, a Hering reuniu os trabalhadores para informar que as metas de 2022 não haviam sido atingidas e por esse motivo, o PPR não seria repassado. A direção da empresa também anunciou que iria dar um vale presente de R$ 500 para os trabalhadores, sob a justificativa de comemorar os dois anos da fusão com o grupo Soma.

Além disso, a empresa criou uma comissão interna para discutir o benefício, mas não teria chamado o sindicato para a reunião e durante todo o ano não apresentou para os trabalhadores quais eram as metas, além de não divulgar os resultados obtidos pela empresa.

O sindicato afirmou ainda que há relatos de trabalhadores de que um pequeno grupo da empresa teria recebido o PPR. Seriam eles analistas, supervisores, gerentes e lideranças em geral que teriam recebido 75% do salário como pagamento, um valor superior ao concedido aos trabalhadores. 

“Transformando-se num flagrante tratamento desigual e falta de isonomia entre os/a trabalhadores/as”, afirmou o sindicato.

Após as denúncias, o sindicato fez uma reunião com a empresa por intermédio de uma mediação do MPT, e durante a reunião a empresa afirmou que: “por critérios internos realmente concedeu um determinado valor aos superiores hierárquicos e não para a produção. Mas que isso era de sua liberalidade e seus critérios – isso, tudo sem analisar os critérios de isonomia que o Sintrafite trouxe na reunião”.

Nota da empresa

A Cia Hering reitera que sempre esteve aberta às negociações sindicais e a ouvir seus colaboradores. Afirma, ainda, que as atividades da unidade seguem operando normalmente e reforça seu compromisso no cumprimento de todas as regras trabalhistas.

Leia também:

1. Bebê catarinense encontrado em SP deve retornar ao estado nesta segunda-feira
2. O Município presenteará leitora com tratamentos de beleza e bem-estar; veja como se inscrever
3. Moradores relatam danos na via após obras em loteamento no Itoupavazinha; empresa se posicionou
4. Incêndio atinge mercado de Blumenau e Corpo de Bombeiros Militar é acionado
5. Saiba quem eram os dois homens que morreram após briga em festa de igreja no Alto Vale


Como fazer paçoca de pinhão: uma receita saborosa e fácil: