+

Grupo de Danças Alemã da Furb promove rifa para participar de campeonato na Europa

Este ano o campeonato anual da Associação Europeia de Festivais Folclórico acontece na Bulgária

O Grupo de Danças Alemãs da Furb foi convidado para participar do IX World Championship of Folklore (World Folk 2019). O evento é um campeonato anual da Associação Europeia de Festivais Folclóricos (The European Association of Folklore Festivals – EAFF), parceira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A equipe, que conta com cerca de 20 integrantes, está buscando recursos para viabilizar a viagem até a Bulgária, local onde será realizado o festival, e poder participar do evento. O coordenador do Grupo de Danças Alemãs da Furb, professor Marco Aurélio da Cruz Souza, conta que diversas ações estão sendo programadas pelo grupo para arrecadar dinheiro e arcar com os custos, como as passagens aéreas dos bailarinos.

“No momento estamos fazendo uma rifa e pretendemos fazer vários eventos, como uma festa e um brechó, além de vaquinha online. Se empresas quiserem contribuir, também irá nos ajudar muito”, comenta.

Para o professor, além de mostrar o trabalho realizado pelo Grupo de Danças Alemãs da Furb, participar do festival também incentiva os bailarinos.

“Participar de um evento tão grandioso motiva os alunos a pesquisarem mais, já para manter danças tradicionais e populares, não é um exercício apenas físico, mas sim de muita pesquisa. É necessário realizar pesquisas de movimento, de figurino e de coreografia”, acrescenta.

O professor ainda fala que apenas receber o convite já é uma grande honra, mas que todos estão se esforçando ao máximo para poder participar e para que Blumenau esteja bem representado entre os maiores grupos de dança do mundo. O grupo já se apresentou na Bulgária em 2012, no Festival Europeu de Folclore, e na ocasião recebeu quatro premiações.

O festival é dividido em várias categorias, entre elas a “dança folclórica de projeção”, para a qual a equipe da Furb foi convidada. Caracteriza-se por manifestações folclóricas ou da cultura popular, com algumas adaptações em relação aos movimentos originais.

O evento, que é considerado o maior do mundo no gênero, vai ocorrer entre os dias 22 de agosto e 1 de setembro, na Bulgária.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo