Grupo feminista promove ato pelo fim da violência contra as mulheres, em Blumenau
Mãe de Bianca Wachholz, morta pelo namorado na frente dela em julho do ano passado, discursou no evento
Várias mulheres se reuniram no Centro de Blumenau no fim da tarde desta quinta-feira, 28. O objetivo delas era sensibilizar as presentes e compartilhar conhecimento sobre a prevenção da violência contra mulheres e meninas.
Munidas de discursos contra o machismo e a violência contra mulher, as integrantes se reuniram na praça Dr. Blumenau, na esquina entre as ruas XV de Novembro e Nereu Ramos. O ato, organizado pelo grupo Batucada Feminista, começou às 17h30.
O evento fez parte da campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, apoiada pela ONU. No Brasil, a campanha dura 21 dias, começando no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerrando no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Uma das bandeiras das presentes foi a morte de Bianca Wachholz, assassinada pelo namorado em julho de 2018. Everton Balbinott, ex-namorado dela, foi condenado 26 anos de prisão no mês passado.
A mãe de Bianca, dona Sônia, que presenciou o feminicídio, alertou os presentes: “Se perceberem algo, se metam sim, ela só tinha 29 anos”. As ouvintes entoaram gritos de “Bianca presente agora e sempre”.