Grupo invade reunião virtual de sindicato catarinense e reproduz imagens com apologia ao nazismo
Caso ocorreu durante a última sexta-feira, 18
Uma reunião on-line do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio de Santa Catarina (Sintagri/SC) foi interrompida na sexta-feira, 18, após a aparição de dezenas de usuários com fotos de suásticas e compartilhando áudios e vídeos fazendo apologia ao nazismo. A situação foi denunciada à Polícia Civil de Blumenau, que irá realizar as investigações.
De acordo com o presidente do Sintagri-SC, Antônio Tiago da Silva, cerca de 130 associados estavam participando da Assembleia de avaliação e aprovação de contas, quando, por volta das 14h45 houve a invasão. Cerca de 190 usuários entraram na reunião com fotos de perfil usando suásticas.
Haviam microfones ligados, de onde eram reproduzidos cantos em apologia ao nazismo. Na sequência, vídeos com imagens de “rituais macabros” e também de apoio ao nazismo começaram a ser compartilhadas.
“Eu comecei tentando excluir esses invasores. Mas eram muitos, e eu não consegui desligar os microfones. Então encerrei a reunião e reabri com outro link”, explica Antônio.
Segundo ele, o link da assembleia que foi invadida foi enviada para todos os mais de 1.700 associados do sindicato, por isso, não há como saber por onde o grupo teve acesso. Na nova reunião, iniciada logo depois, não houve invasão.
Nossa equipe entrou em contato com a Polícia Civil de Blumenau. Porém, até o momento da publicação da reportagem, não há informações sobre o rumo das investigações.