Grupo supermercadista blumenauense anuncia fusão de empresas
Com a fusão das empresas familiares, a empresa deixa de ser uma rede associativa e passa a operar como um grupo empresarial
O GTOP, grupo supermercadista blumenauense controlador das marcas Rede TOP Supermercados e Preceiro Atacadista, anunciou uma operação estratégica que consolida a posição de destaque da empresa no mercado varejista. O grupo adquiriu 100% das lojas anteriormente operadas individualmente pelas famílias acionistas. O movimento encerra o modelo associativo que vinha sendo praticado desde a fundação da rede, em 1997. Com a conclusão da aquisição em julho de 2024 e a implementação prevista para setembro, o GTOP consolida a operação sob uma gestão unificada.
A operação representa um marco importante para o grupo não apenas pela consolidação de uma estrutura de governança centralizada, mas também pelo significativo ganho de eficiência proporcionado pela integração. Com a unificação das operações, o GTOP projeta superar o faturamento de R$ 1 bilhão ainda em 2024, destacando-se como um dos maiores e mais influentes grupos supermercadistas de Santa Catarina, contando com mais de 2 mil colaboradores.
Evolução da Rede TOP: de rede associativa à grupo empresarial
Fundada em 1997, a Rede TOP é fruto da união de pequenos empresários supermercadistas do Vale do Itajaí para ganhar escala e competitividade no mercado regional. A ideia inicial era aumentar o poder de compra das operações e fortalecer a presença de pequenos e médios supermercados em um cenário varejista dominado por grandes redes. Desde então, o grupo passou por um processo contínuo de expansão e modernização.
Em 2016, o grupo deu um passo decisivo ao criar sua Central de Negócios, uma plataforma que permitiu a centralização das compras, da logística e otimizou a operação das lojas em um único centro de distribuição. Nesse mesmo ano, o grupo adquiriu cinco lojas da Rede Jangada, localizadas no litoral catarinense, marcando o início da administração multifamiliar e compartilhada com a criação do GTOP. O modelo de sociedade comum foi ampliado ao longo dos anos com aquisição da Rede Galegão e abertura de novas lojas, atingindo o total de 12 lojas com gestão compartilhada antes da recente fusão.
Agora, com a integração de mais 15 lojas familiares ao portfólio do GTOP, o grupo se posiciona como referência no setor supermercadista catarinense. Ao unificar todas as lojas sob gestão única, a empresa ganha em termos de governança, agilidade na tomada de decisões estratégicas, redução de custos operacionais e padronização dos processos em toda a rede.
Consolidação da governança e criação do Conselho de Administração
Com a fusão, o GTOP também implementou uma nova estrutura de governança. Paulo Cesar Lopes, CEO e um dos sócios do grupo, destaca que o movimento é fundamental para preparar o grupo para o futuro: “Deixamos de ser uma rede associativa e passamos a atuar como um grupo empresarial consolidado. Isso nos permite maior eficiência na gestão, padronização de processos e alinhamento estratégico claro para a expansão em novos mercados”, afirma Lopes.
A nova governança inclui a criação de um Conselho de Administração com representantes das famílias acionistas e três conselheiros independentes, a serem anunciados até o final do ano. Nesse sentido, o conselho terá a responsabilidade de supervisionar as estratégias de expansão e garantir que o grupo continue crescendo de forma sustentável e alinhada às melhores práticas de governança corporativa.
Investimentos em expansão e modernização do grupo supermercadista
A abertura de novas lojas acompanha um plano de investimentos robusto. Nos últimos meses, o GTOP já destinou mais de R$ 50 milhões à modernização e inauguração de novas unidades. A iniciativa visa ampliar a presença geográfica da rede, além de oferecer uma experiência de compra mais moderna e eficiente aos clientes. Entre as ações mais recentes estão a abertura das lojas da Rede TOP em Barra Velha e do Preceiro Atacadista em Rodeio, além das reformas e reinaugurações das unidades de Gaspar, Navegantes e Blumenau.
A modernização inclui a implementação de novas tecnologias, como o self-checkout, que visa agilizar o processo de compra e melhorar a experiência do cliente nas lojas, e ainda novos equipamentos com melhoria de eficiência energética.
Conhecimento profundo do cliente e personalização das ofertas
Outro ponto de destaque para o GTOP é o uso de um avançado sistema de CRM (Customer Relationship Management). Isso permite à rede mapear e entender com precisão os hábitos de consumo de seus clientes. Mais ainda, a ferramenta fortalece a relação com o consumidor e possibilita a personalização das ofertas, ajustando-as de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente. “Nosso CRM é um diferencial estratégico. Ele nos permite criar campanhas e ações muito mais assertivas, aumentando a fidelidade dos nossos clientes e a eficiência das nossas operações de marketing”, explica Lopes.
Perspectivas para o futuro: faturamento recorde e expansão contínua para o grupo supermercadista
Com a unificação das lojas e a projeção de superar R$ 1 bilhão de faturamento em 2024, o GTOP se posiciona para avançar na trajetória de crescimento. Entre supermercados e atacarejos, o grupo já opera 27 lojas e está focado em expandir a presença do grupo em novas regiões e mercados, além de continuar investindo na modernização e otimização das operações. “Nosso objetivo é claro: consolidar o GTOP como a principal rede supermercadista de Santa Catarina, mantendo nosso compromisso com a qualidade, a inovação, atendimento ao cliente e, claro, nos mantendo fiéis a um dos nossos principais valores: pessoas em primeiro lugar”, finaliza Lopes.
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