Grupo Teufelsgeige conquista primeiro lugar em concurso para participar dos desfiles da Oktoberfest
Somente após o encerramento do prazo para recursos o grupo vencedor será homologado
“Tófelsgaigue“. É assim que se pronuncia o nome do grupo Teufelsgeige, que conquistou o primeiro lugar no concurso que escolhe o novo grupo que participará dos desfiles da Oktoberfest. A decisão da Comissão Julgadora foi divulgada nesta quarta-feira, 20.
O instrumento de percussão que dá nome ao grupo foi originalmente inventado na Alemanha e é bastante popular nas festas germânicas. Por aqui, é chamado de Violino do Diabo.
O responsável pelo grupo Rodolfo João Schroeder conta que o instrumento foi escolhido como tema por ser algo diferente e animado. “Vemos nas apresentações da Oktoberfest que é algo que chama a atenção e que anima. É também pouco conhecido, apesar de ser tocado por algumas bandas”, explica.
Integrantes do grupo tocarão o Teufelsgeige durante o desfile. Schroeder conta que, de acordo com a cultura germânica, esses participantes irão produzir os próprios instrumentos. “Não é algo que se compra em uma loja, então a ideia é de que cada um faça o seu e que no decorrer do desfile estejamos tocando próximo ao público”, acrescenta. Ainda de acordo com Schroeder, outros instrumentos, como gaita, violão e acordeão, também poderão ser ouvidos durante o desfile do grupo, acompanhando a percussão do Teufelsgeige.
O foco do grupo agora é a confecção do carro alegórico que levará os participantes para a rua XV de Novembro em outubro. “O prazo é curto entre a montagem do carro e o início dos desfiles, então estamos dando ênfase nisso agora”, fala.
É importante lembrar que prazo para recursos está aberto e somente após este período deverá ser homologado o grupo vencedor, que participará dos desfiles da Oktoberfest nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.