Grupos de escoteiros de Blumenau retornam atividades presenciais após um ano
Ação acontece após um ano de forma virtual
O escotismo de Blumenau, presente desde 1958, precisou utilizar da criatividade para conseguir manter suas atividades durante o distanciamento social. Com a chegada da Covid-19 e a necessidade de se alterar para práticas virtuais, muitas famílias acabaram desistindo de participar dos grupos.
O Grupo Escoteiro Leões, primeiro da cidade, passou momentos difíceis durante a pandemia. As atividades presenciais foram encerradas já em março de 2020 e só um ano depois eles estão tendo uma melhora no número de participantes.
Segundo Francisco Fernandes, escoteiro e membro da diretoria de comunicação dos leões, a desistência das famílias durante o período se deve principalmente pelo medo do contágio do vírus e pelas incerteza financeira gerada pela pandemia.
“O ano de 2020 foi um ano muito atípico, onde tentamos manter nossas atividades de modo virtual, que ocasionou inclusive uma redução de nossos participantes, pois um dos grandes atrativos do movimento escoteiro são as atividades presenciais feitas ao ar livre, em contato com a natureza e com trabalhos em equipe”, comenta Francisco.
O grupo é o maior de Santa Catarina em relação a quantidade de membros, onde o número chega atualmente a 226, 24% menor que os 296 que o grupo contava em março de 2020.
Agora, com o retorno das atividades presenciais internas, as expectativas são de melhoras nos números. Francisco ainda comenta que a positividade aumenta na medida que os casos reduzem na região. Segundo ele, conforme a pandemia se estabilize, as atividades externas e acampamentos também podem retornar.
“Temos boas expectativas, se os números estabilizarem, ou baixarem, nos próximos meses possivelmente possamos tornar a fazer algumas atividades que de momento estão suspensas, como atividades externas”, reforça.
Além de Blumenau, outras cidades de Santa Catarina também já estão em uma situação cada vez mais favorável. Segundo Emerson Jose de Borba, coordenador do Distrito Escoteiro Vale, a região toda está em um bom momento por conta da procura dos jovens por atividades ao ar livre.
“O movimento escoteiro entra em um momento onde os jovens já estão saturados de estarem confinados, apresentando a ele esta oportunidade de ter este contato com o ar livre, mesmo que de momento com as regras sanitárias, que estamos colocando em pratica, respeitando todos os decretos governamentais e resoluções da União dos Escoteiros do Brasil”, comenta Emerson.
No escotismo, o Distrito do Vale abrange as cidades de Blumenau, Gaspar, Luiz Alves e Massaranduba e conta com sete grupos atualmente.
Ação arrecadatória
Para tentar retomar as finanças, o Grupo Escoteiro Leões de Blumenau irá realizar uma venda de churrascos para a comunidade. O evento vai acontecer no dia 8 de maio, na rua Pastor Osvaldo Hesse, número 1701, durante o horário do almoço. O valor da refeição será de R$ 38.
Será oferecido drive thru, para aqueles que desejarem apenas passar e levar a comida, além de um espaço higienizado para aqueles que quiserem comer no local.
Qualquer um que tenha interesse em participar, pode encontrar mais informações através do Instagram do grupo, ou pelos telefones (47) 9 9112-6263 falar com Bruno ou (47) 9 9112-6566 falar com Hélio.
“Pedimos a todos jovens, pais e escotistas que dediquem seus esforços para que consigamos vender o máximo de tickets para essa Churrascada pois com tanto tempo parados o caixa do grupo está necessitando dessa renda”, reforça Francisco.
Exposição
Para comemorar a semana do escoteiro, o Shopping Park Europeu está com uma exposição com modelos de acampamento para todos que quiserem conferir.
O Park Europeu fica na rua Paul Fritz Kuehnrich, próximo a Via Expressa e seu horário de atendimento é das 10h às 22h. A exposição deve ficar até a próxima quarta-feira, 5 de maio.