A Praia Brava, em Itajaí, é uma das mais belas de Santa Catarina. O mar aberto de águas claras é um dos atrativos que encanta moradores e turistas.

A Brava tem ondas fortes que atraem praticantes de esportes como o surf, além de belas paisagens e vegetação de restinga em toda a extensão da orla. É um verdadeiro recanto de belezas naturais que precisa ser preservado.

E é para incentivar essa consciência ambiental nas pessoas que no sábado, 11 de março, das 8h às 11h, ocorre a Ação Brava Limpa CN 2023.

Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11. Divulgação

O projeto tem o objetivo de recolher o lixo que é deixado na praia após a temporada de verão, período de maior movimento na Brava e conscientizar a comunidade para a importância de manter a praia limpa.

A ação é uma iniciativa da CN Empreendimentos e conta com apoio da equipe do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Eco Local Brasil, Laboratório Central, HubSC e a participação de dezenas de voluntários.

Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11. Foto: Fabiano Coelho
Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11. Foto: Fabiano Coelho
Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11. Foto: Fabiano Coelho
Ação promove limpeza da Praia Brava em Itajaí neste sábado, 11. Foto: Fabiano Coelho

Nesta edição, a Brava Limpa também terá distribuição de brindes e palestra sobre conscientização ambiental. Para participar, basta estar no ponto de encontro em frente ao restaurante Voo Livre, na rua Albatroz, 15, na Praia Brava, em Itajaí.

Consciência Ambiental

Esta será a 4ª edição da Ação Brava Limpa realizada pela CN Empreendimentos. No ano passado, a limpeza da praia reuniu cerca de 300 voluntários, juntos eles coletaram aproximadamente 128 quilos de lixo.

Entre os resíduos encontrados estavam: plástico, máscaras e bitucas de cigarros. O resultado foi tão positivo que a construtora recebeu certificação em três categorias no Programa Selo Social do município de Itajaí.

Uma estratégia para estimular o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso da Ação Brava Limpa, o projeto foi reconhecido por atender os requisitos “água potável” e “saneamento e busca de cidades e comunidades sustentáveis”.

Contrapartida Social

Em 2023, a CN quer deixar um legado. E não fará isso sozinha. Uma parceria firmada com a Ong Eco Local Brasil possibilitará transformar o lixo em produtos que serão utilizados em obras e instalações da construtora ou doados.

“Todos os resíduos que coletarmos na ação serão transformados em outros produtos. Trabalhamos com a recuperação de resíduos plásticos e damos o destino correto para aqueles que não tem reciclagem. A gente já fez banco de praça, lixeira, brinquedo, raspador de parafina, quilha para pranchas de surf, e outros. A Ação Brava Limpa também terá essa contrapartida por meio da ONG”, explica o coordenador da Eco Local Brasil, Filipe Pedroso de Oliveira.

Confira a programação completa:

8h – Recepção dos voluntários

8h15 – Distribuição de brindes e Palestra do Instituto INIS e Eco Local Brasil sobre conscientização

9h – Saída para a limpeza em grupos acompanhados da equipe do INIS e Eco Local Brasil

10h – Retorno dos voluntários ao ponto inicial para triagem do lixo coletado