A advogada de Blumenau Maria Teresinha Erbs é a terceira mulher a exercer a presidência da OAB/SC em 90 anos de história da instituição.

Ex-presidente da OAB Blumenau e atual secretária-geral da Seccional, ela responderá de forma interina pelo cargo até o dia 20 de janeiro, em razão das férias da atual presidente, Cláudia Prudêncio, eleita para o período 2022/2024.

Antes delas, a primeira presidente, de forma interina, foi Luciane Mortari, advogada de Jaraguá do Sul e atual presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/SC, que substituiu o então presidente Rafael Horn em 2019.

Maria Teresinha Erbs responderá pela instituição até o dia 20 de janeiro. Foto: Carlos Eduardo Tarasca

Trajetória

Teresinha tem longa trajetória na OAB. Em quase 20 anos, já exerceu cargos como coordenadora da Comissão de Ensino Jurídico, secretária da Comissão de Cultura e conselheira da Subseção de Blumenau, vice-presidente e presidente da OAB Blumenau.

É graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e atuou como coordenadora de pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Blumenau de 2005 a 2009. Na advocacia, atua com ênfase em Direito Privado.

A interinidade de Teresinha fortalece o compromisso da gestão conduzida por Cláudia de interiorização do Sistema OAB Santa Catarina no Estado, princípio que busca descentralizar a instituição da Capital e ampliar a presença da OAB/SC no interior.

Também destaca a representatividade feminina na Seccional, que já conta com maioria de mulheres dentre os advogados inscritos e tem, desde 2022, um recorde de advogadas presidindo Subseções, com 18 presidentes.