A NRF (National Retail Federation) é a maior feira de varejo no mundo, e acontece todos os anos em Nova York. Já a edição de 2024 será em Singapura, e será a primeira edição da feira a ser realizada fora dos Estados Unidos.
A arquiteta blumenauense, Liana Guedes, que atua no mercado de projetos, consultoria e negócios para o varejo, visitou a feira em uma missão internacional com diversos empresários brasileiros, alguns catarinenses, para trazer todas as novidades para o Brasil, e fez um balanço do que viu por lá.
O desafio do varejo para 2023, segundo os palestrantes da NRF, resumidamente é:
- “Phygital” é a palavra de ordem, integração das lojas físicas às digitais, o futuro já chegou e não podemos mais ignorar a digitalização do varejo.
- Diversidade e inclusão como cultura das empresas. Não faz sentido para o varejo que deseja crescer, excluir grupos ou pessoas.
- Auto-conhecimento e saúde mental dos colaboradores é vista como prioridade. Pessoas realizadas e felizes se sentem muito mais motivadas a atender e encorajar os clientes a serem felizes.
- Conexões emocionais com as pessoas para que tenham experiências imersivas com a marca. Criar serviços ou produtos complementares para solucionar as necessidades dos clientes.
- O varejo deve ser simples, fácil e ágil, a complexidade está fora de moda!
- O desafio na venda online é trazer a experiência da loja física, com a mesma linguagem, identidade, constância e histórias a serem contadas.
- O varejo não é mais um lugar somente para vender produtos, mas um ponto de encontro para engajar e interagir com o consumidor.