A NRF (National Retail Federation) é a maior feira de varejo no mundo, e acontece todos os anos em Nova York. Já a edição de 2024 será em Singapura, e será a primeira edição da feira a ser realizada fora dos Estados Unidos.

A arquiteta blumenauense, Liana Guedes, que atua no mercado de projetos, consultoria e negócios para o varejo, visitou a feira em uma missão internacional com diversos empresários brasileiros, alguns catarinenses, para trazer todas as novidades para o Brasil, e fez um balanço do que viu por lá.

A arquiteta blumenauense Liana Guedes atua no mercado de projetos, consultoria e negócios para o varejo. Arquivo pessoal
A arquiteta blumenauense Liana Guedes atua no mercado de projetos, consultoria e negócios para o varejo. Arquivo pessoal
A arquiteta blumenauense Liana Guedes atua no mercado de projetos, consultoria e negócios para o varejo. Arquivo pessoal

O desafio do varejo para 2023, segundo os palestrantes da NRF, resumidamente é:

  1. Phygital” é a palavra de ordem, integração das lojas físicas às digitais, o futuro já chegou e não podemos mais ignorar a digitalização do varejo.
  2. Diversidade e inclusão como cultura das empresas. Não faz sentido para o varejo que deseja crescer, excluir grupos ou pessoas.
  3. Auto-conhecimento e saúde mental dos colaboradores é vista como prioridade. Pessoas realizadas e felizes se sentem muito mais motivadas a atender e encorajar os clientes a serem felizes.
  4. Conexões emocionais com as pessoas para que tenham experiências imersivas com a marca. Criar serviços ou produtos complementares para solucionar as necessidades dos clientes.
  5. O varejo deve ser simples, fácil e ágil, a complexidade está fora de moda!
  6. O desafio na venda online é trazer a experiência da loja física, com a mesma linguagem, identidade, constância e histórias a serem contadas.
  7. O varejo não é mais um lugar somente para vender produtos, mas um ponto de encontro para engajar e interagir com o consumidor.

 

Fica a pergunta: a sua loja está preparada?