No próximo sábado que antecede o Dia das Mães, 07 de maio, será lançado em Blumenau o Núcleo da ONG Mães pela Diversidade, com a realização do Piquenique da Diversidade e roda de conversa, no Parque Ramiro Ruediger.
O evento pretende reunir as ativistas do grupo, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e instituições que atuam com Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social.
Os objetivos do núcleo são muitos, mas o principal deles é proporcionar troca de experiências e principalmente o acolhimento às pessoas da comunidade LGBTQIAP+ que têm problemas de aceitação familiar, que têm dificuldades de autoaceitação e também aos pais que tem resistência de aceitar a condição dos filhos.
Sobre o evento
O evento também tem o objetivo de sensibilizar a comunidade a respeito do tema e, principalmente, para combater ações de preconceito, discriminação e violência contra população LGBTQIAP+.
A coordenadora estadual da ONG, Andréa Carvalho afirma que “Somos mães e temos certeza de que – com o amor que sentimos por nossos filhos e filhas, independentemente da orientação sexual, poderemos sensibilizar as pessoas pela causa do combate à violência”.
Estarão em Blumenau a coordenadora estadual da ONG e outras ativistas do Mães pela Diversidade de Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis, que trarão suas experiências para o grupo que inicia atividades na cidade.
“Nossas atividades serão marcadas por atitudes de empatia e acolhimento com o outro. Teremos a oportunidade de compartilhar histórias, acolher com amorosidade pessoas LGBTQIAP+ que estarão no parque e, principalmente, aprender e compartilhar que o amor pode transformar a dor em respeito e empatia”, pontua Rosane Martins.
No dia 17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia deverá acontecer nova ação, que está sendo articulada em conjunto com outros coletivos.
Fundadoras e coordenadores das Mães pela Diversidade aceitam convites para falar sobre o trabalho e a favor dos direitos dos nossos filhes em empresas, entidades, universidades, ongs, órgãos públicos, igrejas, escolas e outros grupos sociais.
Fazemos palestras em empresas para a sensibilização de funcionários e stakeholders.
A doação das empresas e pessoas físicas ajuda a manter a ONG funcionando.
Princípios da ONG
- Somos a favor dos direitos humanos: acreditamos na existência das diferenças e defendemos a igualdade de direitos.
- Queremos nos unir para proteger a comunidade LGBTQIAP+.
- Refutamos a violência contra mulheres, contra nossos filhos e filhas, contra pessoas
negras, contra todas as minorias. - Somos a favor do diálogo: queremos mostrar nossa história para a maior quantidade de pessoas. Não aprovamos manifestações de violência.
- Não queremos ocupar o lugar de fala dos filhes, filhos e filhas. Nosso lugar é o de mãe e de pai.
Em Blumenau a ONG já conta com quatro mãe ativistas: a advogada Rosane Magaly Martins, a cuidadora de idosos Ivete Aguiar dos Santos, a professora Maristela Pitz e a técnica em enfermagem Rosane Maria Martins.