Cardiologistas catarinenses aproveitam setembro para reforçar cuidados diários
No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular. Já se sabe que o crescimento na quantidade e na gravidade desses casos se conecta com as mudanças no estilo de vida das pessoas: alimentação desregulada, atividade física em falta, estresse crescente e várias outras questões.
Para alertar sobre a importância de pensar diariamente nas consequências das escolhas conscientes a respeito da saúde, a Cardioprime, de Blumenau (SC), realiza pelo terceiro ano consecutivo o Setembro Vermelho, o mês do coração.
Durante todo o período, os cardiologistas cumprem uma programação de orientação da população nas empresas e, no dia 24 de setembro, realizam um evento gratuito para orientar as pessoas sobre como cuidar do seu coração.
De acordo com os especialistas da Cardioprime, a relação das pessoas com a saúde foi mudando nos últimos anos. Antigamente, segundo eles, apenas quando uma doença surgia a preocupação se instalava.
Mais recentemente, os conceitos de prevenção se disseminaram e os check-ups entraram para a rotina. O próximo passo, dizem os cardiologistas, é uma gestão de saúde perene, durante toda a vida.
Prevenção
Para prevenir problemas cardiovasculares ou mesmo controlar sintomas, os especialistas da Cardioprime destacam cinco atitudes que devem fazer parte da rotina de todas as pessoas:
1) Alimentação saudável: reduzir o consumo de sal, especialmente aquele contido em produtos industrializados. É importante que a quantidade de alimentos in natura seja maior do que dos itens processados.
2) Movimento: além da atividade física regular de, no mínimo, três vezes por semana, é importante que atividades de lazer ativo façam parte da rotina. Andar de bicicleta e preferir o deslocamento andando quando possível são boas opções.
3) Controle de estresse: embora não haja, para isso, uma atividade única para todas as pessoas, é importante que cada um encontre maneiras de aliviar a tensão e ansiedade da rotina.
4) Evitar o tabagismo e consumo exagerado de bebidas alcoólicas: os malefícios do tabagismo já são disseminados e é fundamental não esquecê-los. Já em relação às bebidas alcoólicas, são registrados números que mostram que cada vez mais pessoas estão aumentando o volume consumido. É preciso estar atento.
5) Seguir orientações médicas: caso alguma questão cardiovascular tenha sido descoberta e o tratamento iniciado, é fundamental não interrompê-lo. Os check-ups cardiovasculares também são muito importantes para identificar de forma precoce questões que possam ter aparecido.
Mês encerra com uma caminhada
O mês será encerrado com mais uma edição do Walk with a Doc, movimento global que propõe que as pessoas façam caminhadas acompanhadas de médicos e profissionais de saúde.
Um estudo da plataforma mostrou que a cada hora em que uma pessoa pratica atividade física, ela ganha duas horas de vida. A Cardioprime é realizadora do evento em Blumenau (SC) desde fevereiro de 2022.
No mês do coração, além de edições nas empresas, a edição aberta ao público acontece no dia 25 de setembro, no Parque Ramiro Ruediger. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição.
A Cardioprime é um centro clínico especializado em saúde cardiovascular de Blumenau (SC) que completa 30 anos em 2022. Além de ser responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina e os procedimentos de Hemodinâmica da instituição, o corpo clínico atende em duas unidades, com parque tecnológico de ponta para diagnóstico e acompanhamento.