Visitar os parques da Disney é o sonho da maioria dos habitantes do planeta Terra. Ver-se imerso na cultura e no imaginário desenhado por personagens encantados é capaz de amolecer até mesmo o coração do mais duro dos mortais.
Mas, aquilo que era sonho para uma brasileira, tornou-se muito mais do que realidade. A designer Patrícia Pereira passou de uma frequentadora do Parque da Disney, em Orlando, a funcionária, registrada e com direito a crachá da empresa.
Desde dezembro, ela faz parte da equipe responsável pela linha de decoração da Disney, a que desenha e materializa utensílios para a casa dos Disneymaníacos.
No entanto, a caminhada rumo à Disney começou ainda na infância.
“Desde criança eu tinha o sonho de trabalhar na Disney, sem saber exatamente o que eu faria lá. Com o passar dos anos, a Disney foi o meu maior incentivo na escolha da profissão, e quando eu decidi que seria designer, tinha em mente que era lá que eu trabalharia”, conta a mais nova aposta da empresa líder mundial em entretenimento e animação.
A Walt Disney Company é o maior empregador dos EUA e conta com mais de 190 mil funcionários.
Pensando em ir cada vez mais longe na carreira que decidiu abraçar, a designer catarinense deixou a casa dos pais, em Canoinhas/SC, ainda muito nova para cursar Desenho Industrial na PUCPR, em Curitiba/PR.
“A faculdade foi o pontapé da minha jornada. Eu já sabia o que eu queria, e buscar a formação especializada era o início de um processo que me levaria mais longe”, conta a Designer que já trabalhava na área desde os primeiros anos na universidade.
Jornada americana
Em 2019, Patricia fez as malas e partiu rumo a Orlando, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Inicialmente a brasileira dedicou-se a estudar inglês e realizar uma imersão na cultura do país, bebendo diretamente na fonte de suas referências mundiais em design.
“Os Estados Unidos têm a sua forma de encantar pessoas em todos os cantos do universo, não só por meio das suas inovações em produtos, mas pela cara que dão a eles, o que atribui muito valor às marcas. Encantar pessoas é uma arte, ainda mais quando o encantamento está ligado ao desenvolvimento de produtos, por isso, decidi passar um tempo estudando e fazendo pesquisas de campo em Orlando para conhecer e me aperfeiçoar ainda mais na área que escolhi atuar”, conta a designer.
Já estabelecida nos Estados Unidos, Patrícia buscou maneiras de trabalhar por lá e encontrou empresas que se propuseram a ajudá-la na busca pela autorização de trabalho oferecida a pessoas que não são nativas daquele País.
A autorização chegou e a designer foi admitida na Claire’s Store, uma das empresas líderes no setor varejista de acessórios, joias e cosméticos voltados principalmente para crianças e adolescentes.
A empresa que tem sua sede localizada em Hoffman Estates no estado de Illinois conta com mais de 2.300 lojas em 17 países.
A realização de um sonho
Dali por diante, nada mais impediu Patricia de correr atrás do sonho de integrar o time de “Magic Makers”, os fazedores de mágica, em tradução livre, que é como os funcionários da Disney se chamam entre si.
Um ano depois de ter iniciado na Claire’s e ter passado por diversas etapas de processos seletivos, Patricia foi convidada a integrar o time de home decor da Disney, que é a área responsável por dar vida e levar para dentro da casa das pessoas tudo o que for relacionado a decoração do fantástico universo de Walt Disney.
“Eu me impressionei com a magnitude da empresa. Antes de fazer parte da Disney, embora a vontade de estar no time fosse imensa, eu não imaginava de que maneira poderia trabalhar lá ou como o meu design poderia se conectar com a empresa. Eu tinha medo de tentar e não dar certo”, conta Patricia.
De acordo com os colegas, a designer entrou “pronta para o jogo”. Sempre disposta a aprender e movida por desafios, Patricia tem se dedicado cada vez mais e mais ao trabalho dos sonhos. Ela é a única brasileira a integrar a equipe de home decor que conta com 12 pessoas.
“As equipes são divididas em diversos setores e cada um desses setores desenha produtos diferentes para ações e marcas diferentes. A quantidade de designers é enorme e eu ainda não conheci nenhum brasileiro que faça parte do desenvolvimento de produtos da empresa”, revela.
Projetos para o futuro
Como parte dos planos de Patricia, está crescer ainda mais na profissão e manter-se (quem sabe até a aposentadoria), fazendo o que mais gosta lá mesmo, na Disney.
“Tenho me dedicado para evoluir cada vez mais na profissão e alcançar um nível acima daquele que estou hoje dentro da Disney. Além disso, tenho estudado diversas referências, sempre buscando contribuir com novas ideias e isso tem sido motivador”, afirma a designer.
E, para aquelas pessoas que têm um sonho, ela deixa um recado:
“Se você tem um sonho, não desista, corra atrás, veja de que maneira é possível realizá-lo e invista nele. O Walt Disney influenciou a minha vida e a minha escolha e foi ele o meu maior motivador, pois ele mesmo dizia que quem tem um sonho jamais deve desistir. Eu não desisti e hoje estou aqui, no lugar onde, desde criança, sempre quis estar”, conclui.