Mais um passo importante rumo ao Mundial de Teqball. Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros foram campeões brasileiros neste domingo, 28, em Gravataí, no Rio Grande do Sul. Nas três etapas do Tour Teqball Brasil 2023, os atletas do Desafio nas Alturas subiram as três vezes no lugar mais alto do pódio.

Dupla do Desafio nas Alturas, os atletas Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros, é líder invicta na busca pelo mundial de teqball. Foto: Carlos Ricky

A final, pela terceira vez este ano, foi contra a forte dupla do Rio de Janeiro, Leo Lindoso e Peleo. “Mais uma missão cumprida. Estamos cada vez mais perto do mundial. É Floripa no topo sempre”, comemorou Rodrigo logo após o fim da partida. E Matheus completou: “Vamos pra cima, que Deus continue nos abençoado em busca do nosso objetivo do ano”.

 

Com mais esta vitória no Rio Grande do Sul, Matheus e Rodrigo, estão invictos no campeonato de 2023, e seguem na liderança do ranking que classifica para o Mundial, que vai ser disputado no fim do ano, ainda sem data e país definidos. Mas segundo a Confederação Brasileira de Teqball, há um indicativo de que seja na Tailândia.

Dupla do Desafio nas Alturas, os atletas Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros, é líder invicta na busca pelo mundial de teqball. Foto: Carlos Ricky

“Matheus e Rodrigo estão muito focados, treinando muito. A experiência que adquiriram nos últimos dois anos nos mundiais, eles estão levando para o circuito brasileiro. É muito legal ver essa evolução. Hoje, eles são ídolos de quem pratica esse esporte”, enaltece Paulo Kendzerski, presidente da Confederação.

 

Do lado de fora da quadra, a dupla do Desafio nas Alturas contou com uma torcida especial e uniformizada. “Acompanhar os meninos na terceira etapa juntamente com a minha família e conseguir a vitória é uma emoção indescritível. Tenho muito orgulho dos dois, da força, determinação e garra”, contou Adriana Ferraz, mãe de Matheus que está presente em todos os campeonatos de Teqball que a dupla participa pelo Brasil.

Dupla do Desafio nas Alturas, os atletas Matheus Ferraz e Rodrigo Medeiros, é líder invicta na busca pelo mundial de teqball. Foto: Carlos Ricky

Também em Gravataí, no fim de semana, Rodrigo Medeiros ficou em segundo lugar e Matheus Ferraz em terceiro, na categoria individual do Tour Teqball Brasil.

 

Quarta melhor dupla masculina de Teqball do mundo

 

Os atletas de Florianópolis jogam juntos há três anos e por duas vezes já representaram o Brasil no Mundial de Teqball. Em 2021, na Polônia e em 2022, na Alemanha. Nos dois campeonatos a dupla ficou em quarto lugar, na categoria dupla masculina, se tornando referência no Brasil e na América Latina.

 

“Estamos felizes demais em ver nossos resultados e desempenhos dentro das competições. Desde 2021 estamos com nossa meta que é ser Campeão Mundial”, exalta Rodrigo Medeiros.

 

No Ranking Mundial de Duplas Masculinas de Teqball, Matheus e Rodrigo estão na 15ª posição. Este ano, os atletas do Desafio nas Alturas têm pela frente mais três etapas do brasileiro de Teqball. De acordo com a Confederação Brasileira de Teqball, a próxima etapa está prevista para agosto, em Santa Catarina.

 

“Estamos treinando forte todos os dias. Temos apenas um dia de folga no fim de semana, isso quando não estamos em campeonatos. Nosso grande objetivo do ano é representar o Brasil pela terceira vez no Teqball World Championships”, Matheus Ferraz.

 

Equipe de apoio

 

Além do apoio do Desafio nas Alturas desde o início de 2022, e de academias para treinos de musculação, os atletas catarinenses contam com uma equipe especializada para os treinamentos formada pelo nutricionista Fernando Gonçalves, o fisioterapeuta José Augusto Gioli e o personal trainer Samuel Rabelo, que faz um trabalho específico para o Teqball.

 

“É super gratificante fazer parte dessa trajetória. São dois atletas de alto nível, completamente comprometidos com o esporte e dedicados aos treinamentos. Meninos talentosos e que não têm medo de arriscar e ousar durante as partidas. Faço um trabalho para eles melhorarem os aspectos físicos e terem mais resistência e confiança durante as partidas, e vem dando muito certo”, relata o personal.

 

Sobre a dupla em quadra Samuel completa. “Costumava dizer que Rodrigo era a Força e o Matheus a Mente, mas hoje ambos estão com físico e mentalmente iguais e muito bem. Orgulho total deles. Merecem estar onde estão, e sei que vão ainda mais longe. Rumo ao título mundial.”

 

Rodrigo finaliza. “Nos sentimos abençoados em ter uma equipe tão maravilhosa que nos prepara diariamente para as competições. Foco na missão e pé no chão. Ainda tem mais três etapas, e vamos para próximas mais fortes. Pode anotar.”