Uma pesquisa divulgada pela Grant Thornton, revelou que as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil.
Com isso, para inspirar mulheres a ocuparem posições gerenciais e dar exemplo através de cases de sucesso, a Alta Gestão European Academy, lançará neste mês de novembro o livro Liderança Feminina.
O livro terá como coautora, Irene Silva, CEO da Ellevo, empresa catarinense que é referência nacional no desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão de atendimento e serviços na área de TI.
Nesta edição será compartilhado vários cases de mulheres líderes e à frente de diferentes setores profissionais. Para a área da Tecnologia da Informação, a escolhida foi Irene, que lidera há dez anos a Ellevo. Irene conta que a empresa já possui 16 anos de mercado, com um histórico de atendimento com mais de 500 empresas nacionais e internacionais, como Sotreq, Bunge, Natura e Renault.
“Atualmente, estamos presentes em mais de 22 países, possuímos uma central de negócios em Balneário Camboriú (SC), além de atendimento online em todo o Brasil e América do Sul”, conta.
Irene revela que entrou na Ellevo com o propósito de estruturar as áreas administrativa, financeira e RH, mas se apaixonando pelo negócio de software e pelo mundo corporativo.
“Com esses 15 anos dedicados à Ellevo, pude conhecer em detalhe cada área da empresa e me aprofundar nas necessidades do mercado, entendendo cada dia o quanto os Sistemas Ellevo são fundamentais para a melhoria contínua e desenvolvimento das organizações. Um grande desafio, foi desenvolver e levar ao mercado o que hoje é considerado a melhor solução de Gestão de Atendimento, Processos e Serviços, o Ellevo Next”, informa.
A igualdade de gênero no mercado de trabalho é uma luta antiga das mulheres e no setor de tecnologia é ainda maior, já que historicamente é uma área considerada masculina. Irene ainda conta que se destacar em área predominantemente masculina não é uma tarefa fácil. Nos últimos cinco anos, a participação das mulheres na área tecnológica cresceu 60% somente no Brasil, de acordo com dados divulgados neste ano pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mas, segundo um estudo do Instituto Allen, ainda levará 116 anos para que a presença feminina alcance o mesmo número da masculina na Ciência da Computação.
Inspirando jovens mulheres
Irene conta que aos poucos percebeu que sua trajetória poderia servir como inspiração a jovens mulheres.
“Eu nunca tive como pretensão inspirar alguém, mas depois que minha filha nasceu vi a importância de traçar caminhos e servir de exemplo com uma história profissional forte. Hoje, estou muito feliz em poder compartilhar um pouco da minha vida e principalmente inspirar novas mulheres a entrar na área de TI. É importante lembrar que as mulheres podem ser o que quiserem, indiferente à idade ou área profissional”.
“Acredito que a maior contribuição que pude dar para esse livro foi o exemplo de como eu conduzi a Ellevo e pela forma de como pratiquei o empreendedorismo. Procuro contribuir e estimular as mulheres a se desafiarem e assumirem cargos e posições de liderança, mesmo que tenham medo de fazer e meu compromisso, como executivo à frente de uma empresa, é criar oportunidades e condições para que isso aconteça”, destaca.
Irene da Silva é formada em Finanças e Serviço Social pela (FURB), com MBA em Administração, Negócios e Marketing (FDC), MBA em Gestão de Negócios (FDC) e MBA em Desenvolvimento Gerencial, Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (FAE).