O aniversário da Borck Cervejaria terá um sabor diferente em 2022. Ao completar 26 anos, a cervejaria mais antiga em atividade em Santa Catarina vai participar pela primeira vez da Oktoberfest Blumenau.

“Será um momento especial para toda família Borck, temos muito o que comemorar e a Oktoberfest é o lugar certo para celebrar”, afirma a sócia da cervejaria, Michele Borck.

Cervejaria de Timbó estreia na Oktoberfest Blumenau. Divulgação

A participação da empresa timboense na Oktoberfest Blumenau foi possível por meio de um consórcio formado por cinco cervejarias artesanais da região.

O grupo venceu um edital para exploração da venda de cerveja durante a festa em um espaço no setor 3 do Parque Vila Germânica. A Borck irá oferecer cinco diferentes estilos: Weiss, Red Lager, Malzbier, IPA, Doppelbock (especial de 25 anos), Chope de Vinho, além de uma edição Especial Oktoberfest.

Cervejaria de Timbó estreia na Oktoberfest Blumenau. Divulgação

Além da maior festa alemã das Américas, a cervejaria já havia confirmado presença em outro grande evento da região, da qual participa desde a primeira edição: a Festa do Imigrante. Ela é realizada em Timbó de 29 de setembro a 1º de outubro e de 7 a 12 de outubro. Com o aumento no consumo de chope neste período, a Borck dobrou a produção da bebida.

Bar da fábrica

A participação nos eventos cervejeiros é importante para a empresa que integra a lista de pioneiras do estado, mas há outro motivo para os 26 anos da Borck ter um sabor mais encorpado em 2022. O Fabrik Bar Borck, que estava fechado há 16 anos, foi remodelado e reinaugurado em maio.

“Mais do que produzir cerveja de qualidade, a Borck traz no DNA a diversão entre família e amigos, essa é a marca registrada ao longo da história que começou com meus pais em 1996”, recorda Michele. O espaço, com capacidade para 90 pessoas, funciona como choperia e petiscaria e atende o público de quarta-feira a sábado, das 17h às 23h. Fica localizado na Rua Pomeranos, 1963, e conta com estacionamento.

Mais sobre a Borck Cervejaria

Há 26 anos, Brunhard Borck abandonava a vida de bancário para investir em um sonho: montar uma cervejaria artesanal em Timbó (SC), coração da colonização alemã e italiana em Santa Catarina.

Depois de viajar pela Europa e visitar as cidades de Verona, na Itália; Hamburgo e Munique, na Alemanha; e Százhalombatta na Hungria; ele adquiriu a estrutura necessária para a implantação de uma das primeiras cervejarias artesanais do estado e que hoje carrega o título de mais antiga em funcionamento.

A inauguração da fábrica aconteceu em 4 de outubro de 1996 e a novidade chamou a atenção de apreciadores da tradicional cerveja europeia, encorpada e de alta fermentação, ainda sem similar no Brasil.

Porém, o seleto grupo de apreciadores não foi suficiente para manter o nível de produção viável. Assim, a empresa alterou sua fórmula para um chope do tipo Pilsen e, posteriormente, passou a produzir o chope escuro, tipo Malzbier.

Em 2010, ainda no mesmo molde artesanal e familiar, nos mesmos tanques húngaros, com uma fórmula especial e única, a Cervejaria Borck iniciou a produção do chope tipo Weizenbier, feito à base de trigo.

Em 2013, começou a produzir o Borck Red Lager e, quase 18 anos depois, iniciou o processo de engarrafamento do chope sem pasteurização, quando a cerveja viva da Borck incluiu mais um capítulo à sua história.