X
X

Buscar

CineArte Francês apresenta dois filmes do aclamado diretor François Ozon

O CineArte Francês de agosto vai apresentar dois trabalhos recentes do escritor e realizador francês François Ozon, um dos principais diretores autorais do cinema francês contemporâneo.

Reconhecido internacionalmente pelos filmes “8 Mulheres” e “Swimming Pool”, Ozon se destaca pela coragem e ousadia em tratar temas delicados com profundidade e um estilo particular.

CineArte Francês apresenta dois filmes do aclamado diretor François Ozon. Divulgação

Em “Graças a Deus” (2019), produção exibida no CineArte da próxima segunda (dia 15), o diretor aborda um tema duro e relevante nos dias atuais: a pedofilia na igreja católica.

Pôster do filme “Graças a Deus”. Divulgação

Já o longa da semana que vem (dia 22), “Verão de 85” (2020), fala do primeiro amor, dos medos e das descobertas da adolescência, mas com um toque de mistério. Os dois filmes não são recomendados para menores de 14 anos.

Pôster do filme “Verão de 85”. Divulgação

Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos.

A proposta é exibir produções francófonas – de países que têm o francês como língua oficial – e que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. As sessões gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, com filmes legendados em português.

Conheça a programação

Dia 15/08

Graças a Deus (Grâce à Dieu) – Um dia, Alexandre (Melvil Poupaud) toma coragem para escrever uma carta à Igreja Católica, revelando um segredo: quando era criança, foi abusado sexualmente pelo padre Preynat (Bernard Verley). Os psicólogos da Igreja tentam ajudar, mas não conseguem ocultar o fato de que o criminoso jamais foi afastado do cargo. Alexandre toma coragem e publica sua carta, o que logo faz aparecerem outras denúncias de abuso contra o mesmo pároco.

Dia 22/08

Verão de 85 (Été 85) – A trama se passa à beira-mar, na costa da Normandia, na década de 80. No aniversário de 16 anos, Alexis (Félix Lefebvre) é heroicamente salvo da morte por David (Benjamin Voisin), de 18 anos, após seu barco afundar no mar. As férias de verão estão apenas começando e Alexis acaba de conhecer o amigo dos seus sonhos. Mas será que esse sonho vai durar mais que um verão?