A Aliança Francesa de Blumenau, em parceria com a Secretaria de Cultura de Blumenau, traz para o projeto CineArte “A Trilogia das Cores”, do diretor Krzysztof Kieślowski.

Considerada uma obra-prima do cinema francês, a trilogia aborda temas humanistas e revela o estilo inconfundível do diretor de origem polonesa.

CineArte Francês exibe “A Trilogia das cores”, de Krzysztof Kieślowski. Divulgação

Ao assistir a um filme é fácil identificarmos a tendência única de grandes diretores. Esse é o caso do polonês Krzysztof Kieślowski.

Seu estilo e tema são marcas singulares em sua filmografia, permeando um cinema de poesia mesmo ao retratar fortes narrativas.

Trilogia premiada

A trilogia de Kieślowski recebeu vários prêmios e indicações, atraindo novamente os olhares para o cinema europeu e criando uma forma cinematográfica única em quesito artístico e intelectual.

Seja na aceitação dos acontecimentos, na identificação de si mesmo ou na preocupação e reconhecimento com o próximo: liberdade, igualdade e fraternidade são palavras que têm essência e significado individuais. Kieślowski conseguiu, com sucesso, nos mostrar o dele.

Sinopses

Dia 10/10
A Liberdade é Azul
Bleu (1993)
França, início dos anos 90, às vésperas da Unificação Européia. Julie perde o marido, um famoso compositor, e a filha num trágico acidente de carro. Traumatizada, ela procura se libertar de tudo que lhe lembre o passado e, aos poucos, tenta reencontrar a vontade de viver.

Dia 17/10
A Igualdade é Branca
Blanc (1994)
O filme mais cômico da trilogia conta a história de Dominique, que se sente traído por sua esposa francesa após ela pedir o divórcio. Ele volta para seu país de origem e planeja uma vingança contra ela, que o humilha sempre que pode.

Dia 24/10
A Fraternidade é Vermelha
Rouge (1994)
Valentine (Irène Jacob) é uma modelo que vive em Genebra. Certo dia atropela uma cachorrinha e, preocupada, sai em busca de seu dono. Assim conhecerá o homem que irá mudar sua vida: um juiz aposentado (Jean-Louis Trintignant) que passa os dias espionando as conversas telefônicas de seus vizinhos.

Sobre o CineArte Francês

Idealizado pela AF Blumenau, o CineArte Francês é um projeto integrado ao CineArte promovido pela Secretaria de Cultura de Blumenau há mais de 10 anos. A proposta é exibir produções francófonas – de países que têm o francês como língua oficial – e que costumam ficar fora do circuito comercial de cinema. As sessões gratuitas ocorrem sempre às segundas-feiras, com filmes legendados em português.