A união da fé com a prática esportiva está gerando mais um produto turístico para Ituporanga.

É o circuito de Cicloturismo dos Padroeiros, que vem sendo desenvolvido pela Fundação Fexponace e Prefeitura Municipal em parceria com a Associação de Ciclismo da cidade, com a Paróquia Santo Estêvão e apoio técnico do Sebrae/SC.

A ideia da atração surgiu após uma consultoria em turismo do programa Cidade Empreendedora, que tem o objetivo de apoiar o poder público em soluções que promovam o desenvolvimento econômico local.

Circuito de Cicloturismo dos Padroeiros começa a ser estruturado em Ituporanga. Divulgação

O projeto prevê a criação de um roteiro de pedal para valorizar a cultura e natureza de Ituporanga, oferecendo aos turistas uma experiência especial pelo interior do município, incluindo a gastronomia rural, a riqueza de matas e águas e as capelas das comunidades.

“A fé e cultura religiosa são marcas fortes da experiência do circuito, já que em Ituporanga as comunidades valorizam suas capelas e celebram seus padroeiros. Desta forma, o cicloturismo além de uma prática de bem-estar e qualidade de vida se alia ao turismo para fortalecer a oferta religiosa”, afirma Paulo Roberto Ribeiro, presidente da Fexponace.

O circuito

Pela proposta, o circuito deverá ter 150 quilômetros de extensão, com início na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e finalização na Igreja Matriz Santo Estêvão.

“É uma forma de fortalecermos as características religiosas que já fazem a nossa cidade ser reconhecida no cenário estadual e nacional”, reforça Frei Ângelo, da Paróquia Santo Estevão.

Os percursos serão divididos em quatro trechos e terão diferentes níveis de dificuldade, com opções de pedal para meio turno ou até quatro dias.

“A ideia é que seja um atrativo para que qualquer pessoa possa participar, desde as que não têm muita familiaridade com o pedal até quem já tem prática o bastante e busca níveis de aventura maiores. Já temos uma expertise em cicloturismo e acreditamos que esse potencial pode ser explorado de forma mais assertiva, unindo a religiosidade tão presente por aqui”, afirma Elaine Klaumann, da Associação de Ciclistas de Ituporanga.

O mapeamento dos trajetos já foi realizado e os circuitos detalhados vão ser inseridos nos mapas de navegação dos aplicativos usados para a prática do cicloturismo.

Desenvolvimento da identidade visual, com a marca do produto, manual e aplicações é a próxima etapa do projeto, que também prevê fotografia, sinalização e capacitação dos agentes que poderão ter envolvimento direto e indireto com o produto turístico.

Oportunidades

Para Ana Paula Rosenbrock, analista técnica do Sebrae/SC no Alto Vale, a iniciativa vai apoiar o mercado já existente em função das outras atrações do município, principalmente em torno da produção de cebola, e potencializará as atividades dos microempreendedores e das empresas de pequeno porte que têm no cicloturismo uma fonte de renda.

“É um estímulo à geração de oportunidades de negócios para as comunidades do interior de Ituporanga. Há um potencial significativo para esses agricultores e religiosos, que poderão desenvolver suas atuações e elevar seus empreendimentos a um novo patamar no mercado”, avalia.

A previsão é de que o lançamento do circuito de Cicloturismo dos Padroeiros de Ituporanga seja realizado em 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.