A companhia Almeida Junior é uma das vencedoras do prêmio ESG promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC).
O grupo foi premiado na categoria Social com o case ”Grupo Almeida Junior: pioneiro em SC no atendimento e abordagem à pessoa com autismo”.
A solenidade de premiação foi realizada nesta terça, 25, em Chapecó.
A gerente de marketing do Norte Shopping, Cíntia Tristão Pietrangelo, recebeu o prêmio pela Almeida Junior. O mesmo case também já recebeu o bronze no Prêmio Abrasce 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Gestão de Pessoas.
Sucessor do Empresa Cidadã, o Prêmio ESG reconhece as organizações que atuam com responsabilidade social, ambiental e governança. Mesmo com o novo título em 2022, mantém a essência do prêmio que, desde 1999, reconhece as empresas que se destacam na área.
A iniciativa valoriza as instituições que trabalham incorporando a cultura social em sua dinâmica empresarial e que entendem a importância da institucionalização da responsabilidade social como questão a ser incorporada na prática cotidiana.
O case premiado
O case da Almeida Junior surgiu a partir do propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento aos indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O projeto premiado engloba uma série de ações, como a capacitação dos colaboradores que fazem a linha de frente nos seis shoppings da companhia para o atendimento às pessoas com TEA e a disponibilização de vagas de estacionamentos exclusivas para pessoas com autismo, uma iniciativa pioneira em Santa Catarina.
Periodicamente, os shoppings da Almeida Junior também promovem a Sessão Azul, uma sessão de cinema inclusiva e exclusiva para pessoas com autismo. Alguns cuidados fazem a diferença: o volume da sala é reduzido e 50% das luzes permanecem acesas, também é permitido entrar e sair da sala a qualquer momento.
Foi a partir de um episódio que ocorreu nas dependências do Shopping Neumarkt, de Blumenau, que surgiu a oportunidade de transformá-lo em uma iniciativa positiva na empresa. Em agosto de 2021, uma criança com TEA sentou-se em um brinquedo de locação que reproduzia um carrinho de bombeiros. A atendente da loja perguntou à família qual o peso da criança – que tinha 30 quilos na época – e em seguida informou que a criança não poderia andar no carrinho em função do peso ultrapassar o permitido, até 28 quilos. O pai explicou que a criança era autista e que seria muito difícil tirá-la do carrinho de imediato, mas a atendente não soube lidar com a situação.
“Após o episódio, sensível à situação não só da criança, mas se colocando empaticamente no lugar de todas as pessoas que estão dentro do espectro autista, prontamente o shopping marcou uma reunião de planejamento para desenvolver ações em prol da causa. A direção entendeu que as ações deveriam ser realizadas em todos os shopping centers do grupo”, recorda Monique Campos, diretora de Marketing e Relacionamento do grupo Almeida Junior.
A diretora de Gente e Gestão da Almeida Junior, Beth Rachelle, lembra que, de forma inédita no estado, a primeira ação foi o desenvolvimento de um treinamento de capacitação e qualificação ao atendimento e abordagem à pessoa com TEA, replicado para todos os colaboradores dos seis shoppings. Os treinamentos foram realizados em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos Autistas) de Blumenau e microrregião e a Polícia Militar (PMSC). A qualificação entrou no calendário da Almeida Junior e é oferecida a cada seis meses para seus colaboradores.