O mercado nacional ganhará um novo modelo de desfibrilador externo automático (DEA) a partir de maio.

O DEA i5, da fabricante Amoul, terá tela inédita de 7 polegadas que trará informações imediatas como frequência cardíaca, contagem de choques, ondas do eletrocardiograma (ECG), reanimação cardiorrespiratória (RCP) e outros dados do paciente, fundamental nos atendimentos de emergência.

Além disso, o dispositivo é o único que possui instruções de voz e animações detalhadas de orientação em português.

Com uso simplificado, novo desfibrilador será lançado no Brasil. Divulgação

A novidade será trazida pelo Grupo Stra, empresa referência na importação e distribuição de produtos na área de saúde e bem-estar para o mercado nacional.

A novidade será lançada durante a Medical Fair Brasil, que acontece de 3 a 6 de maio, na capital paulista.

Características do dispositivo

O dispositivo possui bateria de alta capacidade, com vida útil de 5 anos, e autonomia para 200 choques sem necessidade de recarga, além de monitoramento remoto através de aplicativo da fabricante.

Funcionalidades do DEA i5 incluem conexão Wi-Fi e transmissão de dados para aplicativo Android, autotestes para verificar as condições do dispositivo e armazenamento de até 24h de dados de ECG e mil eventos.

O CEO do Grupo Stra, Leonardo Straliotto, afirma que o lançamento do DEA i5 vai facilitar que diferentes profissionais da área da saúde e o público em geral, sem conhecimento médico avançado, façam uso do desfibrilador externo automático em momentos de socorro rápido.

“O DEA i5 é um dispositivo inteligente que verifica a atual situação do paciente imediatamente durante o uso, aplicando os choques de forma automática visando a reanimação. Durante o processo de desfibrilação, o dispositivo emite instruções precisas que facilitam os atendimentos de emergência.”, comenta Leonardo. “Esta novidade é mais uma solução que vai ao encontro da Lei 4050/04, que torna obrigatório a presença de desfibriladores em locais com aglomeração, concentração ou circulação de pessoas igual ou superior a duas mil por dia, como, por exemplo, estádios de futebol, hospitais e aeroportos”, completa.

O PhD em Ciências do Movimento Humano, Alan de Moraes, afirma que o uso do DEA nos primeiros minutos da arritmia ou parada cardíaca aumenta a chance de o indivíduo sobreviver ao evento cardiovascular.

“Não é possível precisar a percentagem da redução do risco de óbito, no entanto, o atendimento nos primeiros minutos é crucial para um bom prognóstico do paciente. Além disso, a vantagem do DEA é que ele faz um eletrocardiograma durante o momento de socorro e, pelo fato de informar as instruções, um leigo pode prestar essa emergência, desde que siga os passos que são indicados pelo equipamento”, reitera o profissional.

Outros lançamentos na Medical Fair Brasil, que serão levados pelo Grupo Stra, são a bolsa pressurizadora (usada para acelerar a administração intravenosa de fluidos no paciente), frasco coletor (ideal para coleta, transporte e armazenamento de biópsias e outros materiais biológicos), AMA Rut Pro (para testes de urease com reagente seco) e mobiliário para ressonância magnética, como suporte de braço, suporte de soro e carro maca.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube