O amor está no ar… e não é só porque o Dia dos Namorados está chegando em pouco mais de um mês, mas sim porque nós, humanos, não sabemos viver sem ele.

Há mais de dois mil anos, o filósofo grego Aristóteles já dizia que “o homem é um ser social”, pois precisa viver em grupo para sobreviver. Mas não basta viver perto, é preciso viver junto. Isso porque nós, enquanto seres dotados da capacidade de sentir, temos a necessidade do afeto e não apenas queremos estar próximos, como também queremos sentir que nossa presença é desejada e festejada – ou seja, queremos nos sentir amados.

E isso não é uma necessidade supérflua, pesquisa da universidade King’s College London, no Reino Unido, por exemplo, já identificaram que a falta de afeto pode acarretar problemas no desenvolvimento físico de crianças.

Conheça as 5 linguagens do amor e entenda qual é a sua. Reprodução/Internet

Se precisamos e queremos amar, por que, então, nos relacionar pode ser tão difícil? O conselheiro matrimonial Gary Chapman parece ter a resposta. De acordo com ele, cada um de nós “fala” e “lê” uma linguagem diferente para o afeto.

Conheça quais são elas e em qual você pode se encaixar.

Palavras de afirmação

Aqueles que falam essa linguagem do amor com “Palavras de Afirmação” demonstram (e entendem) afeto a partir de elogios e palavras de incentivo, como: “Gostei muito deste texto que você escreveu”; “Você ficou muito bem nessa roupa”; “Tenho certeza que você vai conseguir”.

Tempo de qualidade

Pessoas cuja linguagem do amor é “Tempo de Qualidade” gostam de separar um tempo para dedicar àqueles que amam por meio de um bom bate papo, um passeio, uma ida ao cinema e etc.

Presentes

Geralmente, pessoas cuja linguagem do amor é presentear têm dificuldade de demonstrar afeto de maneira literal e fazem isso de forma simbólica, através de presentes – que não precisam ser financeiramente caros, mas valiosos em significado: uma pizza, uma flor, um chocolate…

Gestos de serviço

Já ouviu falar que o que você faz é mais importante do que o que você fala? Pessoas que falam a linguagem do amor de “Gestos de serviço”, pensam exatamente assim, e demonstram afeto fazendo uma comidinha gostosa, lavando a louça, dando uma carona do trabalho pra casa etc.

Toque físico

Os amantes do “Toque físico” são aqueles que gostam de abraçar, beijar, fazer cafuné, enfim, tudo o que envolve o toque. Para essas pessoas, essa é a maneira como o amor é representado e é assim que elas se sentem seguras em um relacionamento.